| 29/09/2008 04h51min
A partir do Gre-Nal, torna-se obrigatório projetar o restante do Brasileirão para a Dupla. No caso do Grêmio, uma seqüência com Botafogo e Santos em casa, mais Portuguesa fora, à primeira vista indica pelo menos sete pontos. Depois de um clássico com direito a goleada e olé, no entanto, pairam dúvidas quanto às capacidades de reação de Celso Roth e seus comandados. Mais ainda porque o fim de semana tirou o Grêmio da liderança, algo que se desenhava já nas últimas rodadas.
Se a derrota trará desconfiança a uma torcida naturalmente indisposta com Roth, há de se ver que os números dão perspectiva melhor do que o ambiental. Em pontos, o time divide a ponta com o Palmeiras, com 50 pontos. São quatro de vantagem para os três clubes empatados em terceiro lugar, e oito sobre o Inter.
No curto prazo, o Palmeiras terá uma barbada (Atlético-MG em São Paulo) antes de enfrentar o desesperado Figueirense em Florianópolis. E o jogo apontado como final antecipada ocorrerá na
34ª rodada, quando os
palmeirenses recebem os gremistas.
No caso do Inter, será preciso canalizar a euforia pós-clássico para as duas pedreiras que vêm por aí: Coritiba e Goiás (líder do returno), fora de casa. Se conquistar pelo menos quatro pontos nestes jogos, continuará a uma distância aceitável do G-4 – hoje, a margem é de quatro pontos para Cruzeiro, Flamengo e São Paulo. Até porque aí a tabela favorecerá os colorados: Atlético-PR e Náutico em casa, com o Atlético-MG fora.
De qualquer forma, talvez o melhor para Tite e companhia neste momento seja o aspecto emocional. Trata-se de situação oposta à do Grêmio: em alta, o time ganha confiança e espanta a turbulência, marca registrada deste Brasileirão no Beira-Rio.
Vale analisar, também, as últimas rodadas da Dupla. Aqui, a vantagem é do Grêmio, que termina o campeonato contra Ipatinga e Atlético-MG – o Inter enfrenta Cruzeiro e Figueirense, e o Palmeiras, Vitória e Botafogo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.