| 25/09/2008 07h10min
O Figueirense vive atualmente uma das piores fases do clube desde que retornou à Série A do Brasileirão, em 2002. Há seis rodadas sem pontuar, o alvinegro estagnou nos 28 pontos, ocupa a 15ª posição da tabela e está ameaçado pelo rebaixamento.
Segundo os cálculos do site Chance de Gol, o time catarinense tem 51% de chance de cair para a Série B em 2009. As estatísticas apontam que a equipe de Florianópolis deve encerrar a participação no campeonato na 17ª colocação.
O Figueira deve ficar à frente apenas de Atlético-PR (com 54,5% de probabilidade de queda), Portuguesa (73,6%) e Ipatinga (92%). De acordo com a matemática do site, dois clubes cariocas que hoje fazem campanha pior do que a do alvinegro — Vasco e Fluminense, em 17º e 19º lugares, respectivamente — conseguiriam escapar da
degola.
12% de chance para Sul-Americana
Os catarinenses não têm mais
chance de atingir a meta traçada pela diretoria para este ano: conquistar uma vaga na Taça Libertadores da América. Sob o comando do quarto treinador desde o início do Nacional, o Figueirense teve que rever seus objetivos.
O técnico Mário Sérgio, apresentado no último dia 15, garantiu que, além de afastar o perigo de rebaixamento, vai colocar a equipe na Copa Sul-Americana do próximo ano. Para isso, o alvinegro deve chegar ao final do campeonato entre as 12 primeiras posições. De acordo com o Chance de Gol, no entanto, a possibilidade de classificação é de apenas 12,9%.
Vantagem do Galo no próximo duelo
O site aponta ainda que o Figueirense não é o favorito para a partida contra o Atlético-MG, no próximo sábado, às 18h20min, no Mineirão. O Galo tem 60,8% de chance de vitória, diante de 20% dos visitantes. A probabilidade de empate é de 19,2%.
Todas os cálculos divulgados no Chance de Gol são baseados
em um modelo de probabilidades, que utiliza técnicas
matemáticas e estatísticas desenvolvidas e testadas detalhadamente desde a Copa do Mundo de 1998. O sistema foi elaborado por Marcelo Arruda para sua tese de Doutorado, defendida na Universidade de São Paulo (USP).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.