| 24/09/2008 16h23min
As recentes atuações desanimadoras da Seleção Brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas não foram suficientes para que o ex-técnico do time, Carlos Alberto Parreira, tirasse o Brasil da lista de favoritos para a conquista do título da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
— Para mim, nada mudou nos últimos 20 anos. Brasil, Argentina, Itália, Alemanha e Espanha são os favoritos — disse Parreira durante evento realizado pela Uefa em Viena.
O treinador brasileiro foi a Áustria a convite da entidade máxima do futebol europeu para ministrar uma palestra intitulada “Como ganhar a Copa do Mundo”. Ele venceu o Mundial de 1994, nos Estados Unidos, mas não conseguiu repetir o feito em 2006, na Copa da Alemanha.
Parreira colocou a Espanha entre os favoritos por conta do título da Eurocopa, no último mês de junho sob o comando do técnico Luís Aragonés, atualmente no Fenerbahce e que também deu uma palestra no evento na capital austríaca.
— Depois desta Eurocopa, a Espanha está entre os favoritos. Agora eles têm a confiança, da qual Luis Aragonés falou aqui. Eles agora têm a confiança de que podem chegar muito mais longe. Mas precisamos ver como lidam com a pressão de ser favoritos.
Durante sua palestra, Parreira disse que “não existe fórmula para vencer uma Copa”', mas que é fundamental executar um bom planejamento. Sobre a atuação dos treinadores, disse que é preciso manter a calma nos momentos de pressão e evitar muitas alterações na equipe.
— Todos os técnicos campeões seguiram princípios básicos. Você precisa ter uma filosofia. Não se chega a lugar nenhum quando se muda o esquema muitas vezes — ensinou Parreira, que está sem trabalhar como técnico desde que pediu demissão no meio do ano do cargo na seleção da África do Sul, anfitriã do próximo Mundial.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.