| 17/09/2008 12h53min
A Fifa anunciou, nesta quarta, a abertura de um processo disciplinar para analisar os possíveis incidentes racistas ocorridos na partida do último dia 10 entre Croácia e Inglaterra, pelas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010, denunciados pela Federação Inglesa de Futebol (FA, em inglês). Os dirigentes ingleses confirmaram hoje o início da investigação pela entidade sobre supostos insultos racistas dirigidos pela torcida do time da casa ao atacante Emile Heskey durante a partida, que foi vencida pelos visitantes por 4 a 1.
– A FA e a seleção inglesa estão decididas a fazer o possível para erradicar qualquer forma de racismo do futebol e da sociedade – afirmou um porta-voz do organismo, que elabora um relatório sobre o caso para Fifa.
Os insultos começaram aos 16 minutos do segundo tempo, quando Heskey recebeu cartão amarelo do árbitro eslovaco Lubos Michel após uma entrada sobre o meia croata Niko Kovac. Ao fim da partida, o atacante do Wigan se referiu ao ocorrido, disse ter tentado ignorar os fatos e classificou os autores dos insultos de "gente ignorante".
Na véspera do jogo no Estádio Maksimir, de Zagreb, a polícia deteve pelo menos 31 pessoas em razão dos vários confrontos entre as torcidas das duas seleções. Em junho, a Uefa impôs uma multa de 20 mil francos suíços (€ 12.570) à seleção croata - pela qual atua o brasileiro naturalizado Eduardo da Silva - por considerar que seus torcedores tiveram comportamento racista em relação aos da Turquia, durante o confronto entre as duas equipes pelas quartas-de-final da Eurocopa.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.