| 06/08/2008 21h24min
O líder passou um sufoco, mas conseguiu somar mais três pontos frente ao lanterna do Brasileirão. Com um gol marcado por Perea logo no início da partida, o Grêmio venceu o Ipatinga por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Olímpico, e chegou aos 38 pontos.
Caso o Cruzeiro não conseguir os três pontos contra o Inter, quinta-feira, no Mineirão, o Grêmio garante com antecipação o título do primeiro turno do Brasileirão. O time de Celso Roth encerra participação na primeira etapa do campeonato no sábado, às 18h10min, contra o Atlético-MG, fora de casa.
Perea define no começo
O Ipatinga veio ao Olímpico e não se intimidou diante do líder. O Grêmio conseguiu marcar logo no início, mas depois passou o primeiro tempo inteiro sendo envolvido pelos jogadores do time mineiro.
Com o horário atípico da partida, que começou às 19h30min, muitos torcedores do Grêmio ainda estavam na fila para entrar no estádio quando o Tricolor abriu o placar. Aos quatro minutos, Thiego avançou pela direita e ergueu a bola na área do Ipatinga. Marcel tentou o cabeceio, mas a bola parou nos pés de Perea. O colombiano dominou e chutou no canto esquerdo de Fred. Foi o sétimo gol do artilheiro gremista no Brasileirão.
Mesmo em desvantagem, o Ipatinga não abriu mão de sua estratégia inicial. O time mineiro recuou todo para o campo defensivo, não dando espaços e obrigando o Grêmio a abusar da ligação direta para o ataque.
O Grêmio não conseguia se impor e o Ipatinga se mandou para a frente. Mais uma vez, o goleiro Victor foi o herói. Aos 23 minutos, Beto bateu uma falta e Henrique surgiu na frente do gol, completamente livre. O zagueiro mineiro cabeceou firme, mas o arqueiro gremista espalmou para escanteio de forma milagrosa.
A zaga tricolor continuou batendo cabeça e o Ipatinga teve outras boas chances em jogadas pelo alto. O Grêmio ameaçou da mesma forma, com Pereira escorando cruzamento de Tcheco e tirando tinta do poste esquerdo de Fred.
Tricolor volta melhor do vestiário
Na volta do intervalo, o capitão Tcheco admitiu que faltou atitude ao Grêmio no primeiro tempo. E o time de Celso Roth entrou para a etapa final com outra cara, marcando muito e anulando as principais jogadas do Ipatinga.
Marcel perdeu dois gols de cabeça em menos de um minuto. Aos 16, Anderson Pico levantou da esquerda, o centroavante desviou no alto e a bola passou dando um susto no goleiro do Ipatinga. Logo depois, Paulo Sérgio dominou pela direita e ergueu até o número 9 gremista, que desperdiçou a oportunidade de dentro da pequena área.
A torcida já pedia Souza quando Anderson Pico perdeu um gol incrível, ao chutar por cima de dentro da área. Logo após o lance, Celso Roth atendeu o pedido da galera e colocou o ex-jogador do São Paulo, sacando Perea. Makelele também entrou no time, na vaga de Rafael Carioca. Mais tarde, Anderson Pico, sentindo o joelho, saiu para dar lugar a Felipe Mattioni.
Com a entrada
de Felipe Mattioni, Paulo Sérgio passou a jogar na esquerda. O lateral-direito veio do banco de reservas e teve nos seus pés a grande chance de despachar o Ipatinga. Depois de receber de Souza, Mattioni invadiu a área, driblou o goleiro Fred, mas chutou pela linha de fundo.
No final da partida, o árbitro Wilson Souza de Mendonça marcou uma falta na intermediária do Grêmio. O Ipatinga colocou todos os seus atletas dentro da grande área gremista. O juiz contou os passos para a formação da barreira e a ansiedade tomou conta das arquibancadas do Estádio Olímpico. Mas quando o jogador mineiro correu para bater na bola, o árbitro pernambucano encerrou o confronto.
O alívio da torcida gremista com o fim da partida mostrou a dificuldade que o líder teve para bater o lanterna de um campeonato marcado pelo equilíbrio.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.