| 29/07/2008 10h54min
A equipe de natação do Brasil, que realiza em Macau o período de aclimatação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visando aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, fará nesta quarta-feira, dia 30, o primeiro treino com todos os seus integrantes.
Com a chegada dos nadadores Kaio Márcio Almeida e Lucas Salatta, que estavam no México, realizando treinamentos na altitude, a equipe olímpica está completa. Os atletas desembarcaram em Macau nesta terça feira, às 17h (6h de Brasília). Com eles, o time de nadadores passa a contar com 24 atletas (14 homens e 10 mulheres).
Representante brasileiro nos 100m e 200m borboleta, Kaio deixou o México com grandes expectativas. A primeira é dar continuidade, agora em Macau, a excelente etapa de treinamentos; a segunda, adaptar-se o mais rápido possível ao fuso e ao clima asiático para chegar no melhor da sua forma à Pequim.
— É minha segunda participação nos Jogos Olímpicos e espero que o treinamento forte que venho
desenvolvendo, somado à aclimatação
adequada e aos resultados que obtive nos quatro últimos anos possam me ajudar a ter uma excelente participação nos Jogos. A experiência é importante nessas horas — resumiu o paraibano de 23 anos, medalhista de ouro nos 100m e 200m borboleta nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e campeão mundial em piscina curta, em 2006.
Mesmo já tendo morado fora do Brasil algum tempo e acostumado às viagens internacionais, o paulista Lucas Salatta sentiu o desgaste da viagem, mas está com todas as energias voltadas para a disputa de Pequim 2008.
— Apesar da distância, estar em Macau já é um prazer, é sinal de que a competição está próxima. Agora é momento de concentração total nessa reta final para os Jogos — completou Lucas, medalha de ouro no revezamento 4x200m livre no Rio 2007 e bronze no Campeonato Mundial em Piscina Curta de Indianápolis (2004), também no 4x200m livre.
Kaio e Lucas, que farão sua estréia na piscina do Macau Olympic Aquatic Center já treinarão
em horários diferentes dos que
vinham sendo utilizados. As alterações ocorreram no próprio dia 29, antes das chegadas dos atletas. Até a última terça-feira, dia 28, o treinamento era ministrado em duas etapas de duas horas, a primeira das 12h às 14h (1h às 3h de Brasília) e a segunda das 20h às 22h (9h às 11h de Brasília).
— Depois de estarmos mais bem adaptados ao fuso horário, começamos a dar seqüência ao polimento para prepará-los para o período competitivo.Os treinos passam a ser realizados das 8h às 10h (21h de Brasília), que é o horário que coincide com o aquecimento durante as provas finais em Pequim. Na parte da tarde, a equipe treina por mais duas horas, a partir das 16h, mesmo horário de aquecimento para as provas eliminatórias, que têm início às 18h nos Jogos — esclarece Rômulo Noronha, chefe de equipe da natação.
Além de Júlio Almeida, do tiro esportivo, que já está em Macau desde o dia 24, outras equipes brasileiras também farão a etapa de polimento na Região Administrativa da China. A
maratona aquática
desembarca no dia 8 de agosto e parte para Pequim no dia 16. O atletismo, chega em Macau no dia 1 de agosto, terá a pista da Macau University of Science and Technology para treinar até o dia 10, quando segue rumo a Pequim.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.