| 23/07/2008 01h22min
Os chineses estão confiantes no sucesso da Olimpíada de Pequim e acreditam que o evento vai melhorar a imagem do país, segundo estudo divulgado hoje pelo centro de pesquisas Pew.
A instituição norte-americana ouviu 3.121 pessoas entre os dias 28 de março e 19 de abril, um período posterior ao auge dos protestos pró-Tibete e anterior ao terremoto que devastou a província de Sichuan. O otimismo se estende à expectativa em relação ao desempenho dos atletas da China em Pequim. De cada quatro entrevistados, três acham que o país vai ser o líder do quadro de medalhas.
A pesquisa também mostrou que a população chinesa está satisfeita com o capitalismo. Mais de 80% das pessoas ouvidas têm uma opinião positiva a respeito da situação social e econômica, mesmo que o sistema tenha representado um aumento da desigualdade social.
Em relação à questão do meio ambiente, cerca de 80% disseram que o assunto deveria ser tratado como uma
prioridade, mesmo causando uma desaceleração do
crescimento econômico.
A pesquisa também tratou da rivalidade histórica com o Japão. Cerca de 69% dos chineses têm uma opinião ruim deste país, enquanto 38% vêem os japoneses como inimigos. Já os norte-americanos são vistos como hostis por 34%.
De cada quatro chineses entrevistados por instituição norte-americana, três acham que o país vai ser o líder do quadro de medalhas
Foto:
AP/ Ng Han Guan
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.