| 14/07/2008 03h40min
O Comitê Organizador de Pequim 2008 (Bocog) divulgou nesta segunda-feira uma cartilha com 26 normas que devem ser seguidas pelos espectadores durante os Jogos Olímpicos.
Segundo o subdiretor do departamento de voluntários do Bocog, Zhang Zhenliang, os espectadores devem não apenas ler estas normas, mas também estudá-las, porque "é importante para manter a ordem e a segurança do evento".
A cartilha diz que é "expressamente proibido provocar os árbitros, atletas e outras pessoas envolvidas nos Jogos".
Além disso, "não será tolerado nenhum tipo de aposta, manifestações, concentrações e comportamentos que demonstrem embriaguez".
Também é proibido "despir-se em público e praticar qualquer outra atividade que cause transtorno aos jogos ou que seja ilegal de acordo com a lei chinesa".
Segundo a cartilha, também não será permitido entrar nos locais onde os jogos serão realizados com instrumentos
musicais, buzinas e apitos, e estão proibidos isqueiros e fósforos, além
de bandeiras ou cartazes com mais de dois metros quadrados.
O Bocog disse ainda que qualquer objeto que possa ser usado como arma será confiscado na entrada das praças esportivas.
A cartilha também recomenda que os espectadores não abram seus guarda-chuvas ou sombrinhas nas arquibancadas durante um tempo "suficientemente longo para atrapalhar a visão de outras pessoas".
Também está proibido nas praças esportivas o uso de qualquer tipo de publicidade e de cartazes que contenham mensagens religiosas, políticas ou militares, ou com protestos a favor dos direitos humanos, da proteção do meio ambiente ou que sirvam para arrecadar fundos, a não ser com uma autorização específica.
O Bocog iniciou uma campanha para divulgar o mais rápido possível a cartilha aos espectadores dos Jogos Olímpicos, e criou um serviço de mensagens de texto para os que estiverem interessados em receber as normas em seu telefone celular.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.