| 12/07/2008 18h42min
Os torcedores do Ceará tiveram uma tarde perfeita neste sábado. No clássico contra o Fortaleza pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, os alvinegros venceram por 1 a 0 em jogo que teve um pênalti desperdiçado pelo arqui-rival. Triunfo que deixa o Ceará em quinto lugar, com 18 pontos, dois abaixo da zona de acesso à primeira divisão, enquanto o Fortaleza amarga a zona de rebaixamento, na 18ª colocação com 10 pontos.
O gol que garantiu a alegria de parte da torcida que compareceu no Castelão foi assinalado em bela jogada concluída por Vavá, aos 16 minutos do segundo tempo, colocando justiça no placar para a equipe que foi mais incisiva. Aos 28 da etapa final, contudo, o Fortaleza teve chance de empatar em cobrança de pênalti, mas Raul bateu muito mal, longe da meta de Adilson.
O jogo
Motivado por ter melhor campanha que o rival, o Ceará dominou as ações ofensivas do clássico desde os primeiros minutos. Com jogadas de velocidade, abusando do ataque pelos lados, os comandados de Lula Pereira assustavam a defesa do Fortaleza.
O gol cearense só não saiu no primeiro tempo porque o goleiro Tiago Cardoso estava bem na saída do seu gol, evitando que os cruzamentos encontrassem um atacante do Fortaleza. Quando o goleiro deixava passar, os tricolores, acuados, cortavam de qualquer maneira o perigo de sua área.
Mesmo com a postura mais defensiva, foi o Fortaleza que protagonizou o primeiro lance de real perigo. Aos 15 minutos, Raul, única válvula de escape do time de Luiz Carlos Barbieri, cobrou falta que acertou o travessão de Adilson. A chance acordou sua equipe, mas os alvinegros logo retomaram o domínio.
E a resposta não demorou a acontecer. Aos 22 minutos, Dedé acertou cruzamento que encontrou a cabeça de Vavá. O atacante cabeceou com força mas Tiago Cardoso, desta vez debaixo das traves, fez ótima defesa para evitar a abertura do placar no Castelão. Até o intervalo, o camisa 1 do Fortaleza continuou a trabalhar bastante para manter o 0 a 0 no marcador.
No segundo tempo, o panorama não mudou. O Ceará finalmente chegou ao gol, mas não nos cruzamentos que tanto insistiu nos primeiros 45 minutos. Jogada tramada no meio-campo aos 16 minutos encontrou Vavá, que ajeitou na entrada da área e chutou no canto de Tiago Cardoso.
Mesmo em vantagem, o time de Lula Pereira continuava mais incisivo, trocando passes e sempre rondado a área rival. Porém, em um vacilo, quase pôs tudo a perder. Osvaldo puxou o ataque pela esquerda e foi derrubado na área. Pênalti, que Raul bateu muito mal, por cima do gol.
A chance desperdiçada enervou ainda mais os comandados de Barbieri, que não conseguiam se organizar para chegar à frente e lutar pelo empate. A afobação tricolor contrastava à tranqüilidade e bom toque de bola do Ceará, que criaram melhores oportunidades. Mas a vitória por 1 a 0 já era mais do que suficiente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.