| 10/07/2008 10h42min
O presidente israelense, Shimon Peres, participará da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, depois de ter recebido a garantia de que poderá dormir em um hotel dentro da Vila Olímpica, para não descumprir a tradição judaica do "shabat" (sábado), o dia de descanso semanal.
"Peres participará da cerimônia de abertura dos Jogos junto a chefes de Estado de todo o mundo", anunciou sua porta-voz em comunicado, no qual acrescenta que a decisão foi notificada nesta quinta ao Comitê Olímpico Chinês.
A viagem de Peres será possível depois que os organizadores o autorizaram a dormir em um hotel dentro da vila olímpica, próximo ao estádio onde será realizada a cerimônia de abertura, que coincide com o shabat.
Nesse dia os judeus praticantes são proibidos de viajar de carro, entre uma longa lista de atividades. Apesar de Peres ser laico, os governantes israelenses têm por hábito respeitar as leis sabáticas em atos oficiais.
"O
governo chinês e o Comitê Olímpico se esforçaram
para possibilitar a participação de Peres nas Olimpíadas, e em uma decisão sem precedentes o separaram dos demais chefes de Estado para acomodá-lo dentro da vila olímpica", afirma a nota de imprensa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.