| 02/07/2008 09h23min
O diretor de patrimônio do Sport Club Internacional, Emídio Ferreira, e o arquiteto Fernando Balvedi apresentaram nesta terça aos integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) o que chamaram de "esboço" do projeto do Complexo Beira-Rio. O projeto inclui a construção de hotéis com duas torres de 17 a 20 pavimentos cada, áreas de lazer, edifício-garagem, pavilhão de exposição, restaurantes, um Centro Cultural do Samba e até uma marina nos terrenos em torno do Estádio Beira-Rio, do Gigantinho e do Parque Náutico junto à orla do Guaíba.
– Estamos na fase inicial de diretrizes e termo de referência para a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) – informou Ferreira.
Segundo Ferreira, a idéia do Complexo surgiu a partir da visita de representantes da Fifa, em agosto do ano passado, quando o estádio Beira-Rio foi vistoriado para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.
– O sonho era cobrir o Beira-Rio, mas já que íamos fazer a cobertura, decidimos ampliar o projeto para reurbanizar a área, que estava muito degradada – informou – O estádio está pronto para a Copa, mas a cidade de Porto Alegre não.
O conselheiro Gilson Tesch, da ONG Guardiões do Lago Guaíba, lembrou que todo o projeto está localizado em uma Área de Preservação Permanente que foi aterrada e alterada. Ele criticou a proposta de uso privativo deste espaço junto à orla.
– Ela continua sendo área de preservação – argumentou.
A conselheira Káthia Vasconcellos, representante do Movimento Integridade, observou também que a região tem um potencial de parque, é freqüentada pela população e sede de escolas de samba, além de um centro de reciclagem da Prefeitura que gera empregos.
– Não adianta colocar telhado verde e reaproveitar a água nos hotéis se acabarem com o resto do parque – disse Káthia.
Ferreira ressaltou que se trata apenas de um esboço e que a partir das considerações do Comam no termo de referência é que será dado encaminhamento ao projeto. Os conselheiros do Comam se comprometeram a apresentar à direção do Inter em 15 dias as sugestões e dúvidas sobre o impacto ambiental do projeto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.