| 28/06/2008 19h40min
Já classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim com o índice A, Jessé Farias de Lima conquistou o pentacampeonato no salto em altura do Troféu Brasil de Atletismo. Jessé saltou 2,28m em sua melhor tentativa, bateu o recorde da competição, mas confessa que esperava mais.
– Foi por detalhes que não bati a marca (brasileira,de 2,30m) - explica.
A meta principal era melhorar o recorde do continente (2,33m), mas segundo ele, acabou falhando na parte técnica da corrida. Campeão do Troféu em 2003, 04, 06, 07, Jessé se concentra agora na preparação olímpica:
– As próximas três semanas serão de treinamento apenas. Não vou continuar competindo muito para não chegar lá cansado.
Pequim será sua segunda Olimpíada. Em Atenas-2004, ele terminou na 17ª colocação, mas não foi à final. De lá para cá, trocou de técnico. Hoje é treinado por Kyoshi Takahashi e está seguro de sua evolução na prova. Na China, ele sonha com uma final inédita.
– Quero mais de 2,34m e sei que posso saltar.
Só preciso ficar constante na técnica – avisa.
A barreirista Lucimar Teodoro fez a melhor marca na semifinal dos 400m com barreiras do Troféu Brasil de atletismo e deu um passo importante na tentativa de integrar a seleção brasileira nos Jogos de Pequim. A marca desta tarde está abaixo do índice B (56s50) de qualificação, e como não há atleta com o índice A (55s60), ela é a primeira da fila para ocupar a vaga olímpica. A atleta corre a final da prova neste domingo, às 9h20. Caso conquiste o título, ela só perde a vaga se outra atleta atingir a marca principal até 20 de julho.
No salto em altura feminino, a vitória ficou com Eliana Renata, que saltou 1,81m. Apesar do título, ela não deixou o estádio plenamente satisfeita. Ainda em busca do índice para Pequim, ela imaginava atingir a marca nesta competição.
O pódio teve ainda Lucimara Silvestre da Silva na terceira colocação com 1,78m, que já está qualificada para Pequim no heptatlo. A medalha de
prata ficou com Mônica Araújo de
Freitas (1,78m).
Competindo bem longe do estádio Ícaro de Castro Melo, o colombiano Gustavo Restrepo venceu os 20km da marcha atlética e ficou apenas um segundo acima do índice olímpico. Restrepo venceu a prova disputada na avenida da Escola Politécnica da USP com 1h23min01. A segunda colocação foi do também colombiano Freddy Hernandez, com 1h25min57.
A dupla participou do evento a convite da Confederação Brasileira de Atletismo porque a prova da marcha no Troféu tornou-se evento válido para obtenção de índice. Esta foi uma das inovações do torneio deste ano, passando a disputa para um circuito de rua.
Entre os brasileiros, o melhor resultado foi de Rafael Duarte com 1h27min42. Apesar de ter ficado longe da marca olímpica nesta tarde, ele já tem o índice B desde abril.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.