clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/06/2008 11h06min

Mau tempo e troca de equipamento prejudicam operações no Salgado Filho

Pista fechada obrigou avião a seguir para Florianópolis pela manhã

Atualizada às 16h27min

A troca dos equipamentos antineblina no Aeroporto Salgado Filho, que tem continuidade neste final de semana, combinada com o mau tempo deste domingo, causou transtornos aos passageiros que chegavam a Porto Alegre.

O equipamento do sistema antineblina, que permite o pouso com teto de vôo (camada das nuvens) de 60 metros, permanecerá desligado até o fim dos testes do novo equipamento instalado no aeroporto Salgado Filho. Segundo superintendente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Marco Aurélio Franceschi, os testes, que foram iniciados em novembro do ano passado, podem terminar ainda hoje, dependendo das condições do tempo.

Durante a manhã, o aeroporto operou por instrumentos e teve a pista fechada por diversas vezes para pousos. O vôo TAM 3419, de Guarulhos (SP), que deveria aterrissar às 9h15min, precisou ser desviado para o aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, onde chegou por volta das 11h30min. Estavam a bordo o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, o volante do Manchester United Anderson, o zagueiro do Bayern Munique Lúcio, além do técnico do Figueirense, Guilherme Macuglia.

Segundo o comandante do vôo, o avião não pôde aterrissar em Porto Alegre devido a problemas no ILS — equipamento antineblina que está sendo testado. Porém no aeroporto Salgado Filho a justificativa se resumia ao mau tempo.

— O aeroporto está fechado por segurança. O nevoeiro está colado no solo, o teto está muito baixo. Nem a aeronave de testes pôde voar — afirmou Franceschi.

Além de Santa Catarina, a instabilidade nas operações do Salgado Filho teve reflexos em Curitiba e em São Paulo. Por volta das 14h30min, quatro aviões sobrevoavam o aeroporto sem permissão para pousar.

Balanço

Desde a meia-noite de hoje até o final da manhã, ocorreram 20 chegadas programadas, das quais nove sofreram atrasos — quatro superiores a uma hora —, e nenhum cancelamento. Das 20 partidas programadas, duas foram canceladas e oito ocorreram com atraso. A Infraero não informou o balanço dos vôos da tarde.


Confira a previsão do tempo para este domingo no Estado:





 

ZEROHORA.COM
Genaro Joner / 

Testes do equipamento antineblina estão sendo feitos neste final de semana
Foto:  Genaro Joner


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

08/06/2008 10h46min
Domingo de frio e chuva na maior parte do Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.