| 07/06/2008 16h08min
A Áustria estréia neste domingo às 13h (de Brasília) na Eurocopa de 2008 contra a Croácia, no Estádio Ernst Happel, em Viena, tentando não dar vexame no torneio o qual sedia junto com a Suíça. Já a Croácia busca se recuperar da ausência do atacante brasileiro naturalizado Eduardo da Silva, que ficou de fora do torneio por lesão.
Considerada a seleção mais fraca do torneio, a Áustria tem a difícil missão de fazer um bom papel, apesar dos péssimos resultados obtidos na fase de preparação. Em 15 partidas disputadas, a equipe venceu apenas duas, contra Costa do Marfim e Malta. Apesar disso, o técnico austríaco Josef Hickersberger calculou que as chances de vitória são de até 40%.
O treinador conta com uma equipe com poucos destaques. O principal é o meia-armador Andreas Ivanschitz, do Panathinaikos, que deverá atuar no ataque na seleção, ao lado de Roland Linz, do Sporting Braga.
Veterano confiante
O nome surpreendente na lista de convocados foi o do veterano atacante Ivica Vastic, de 38 anos e que disputou a Copa do Mundo de 1998, na França – a última participação dos austríacos em um grande torneio internacional. O jogador destaca que jogar em casa é uma vantagem, e se mostrou confiante nas chances da Áustria.
– A equipe apresentou uma evolução que não era esperada há um ano – disse.
A ausência de Eduardo
Os croatas estréiam lamentando o desfalque do atacante brasileiro Eduardo da Silva, do Arsenal. O jogador sofreu fratura exposta no tornozelo esquerdo em fevereiro, após ter sido atingido pelo zagueiro inglês Martin Taylor, do Birminghan, durante partida pelo Campeonato Inglês.
Após a brilhante campanha nas Eliminatórias, quando tiraram a Inglaterra do torneio, os croatas vêm caindo de produção. A relação de convocados do técnico Slaven Bilic – ex-zagueiro da seleção – provocou polêmica no país. Além dos veteranos Robert e Nico Kovac, Josip Simunic e Dario Srna, o técnico Slaven Bilic deverá começar a partida com as promessas Vedran Corluka, lateral-direito, e Luka Modric, meia-armador que no país é chamado de "Cryuff dos Bálcãs". Bilic mostrou otimismo, e afirmou que a Croácia dominará a partida.
– Seremos melhores que os anfitriões – disse à imprensa na concentração croata, na localidade austríaca de Bad Tatzmannsdorf.
AGÊNCIA EFE
Austríaco Sebastian Proedl, à esquerda, disputa a bola com nigeriano em amistoso preparatório: Desempenho fraco
Foto:
Arne Dedert, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.