| 28/05/2008 12h34min
Após disputarem as finais da liga espanhola, a levantadora Fofão e a meio-de-rede Waleska se apresentaram no início desta semana ao técnico José Roberto Guimarães em Saquarema, interior do Rio de Janeiro. A seleção feminina de vôlei treina para o Grand Prix e os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
Aos 38 anos, Fofão afirmou que está em grande fase na carreira e pronta para liderar o Brasil em Pequim. Com quatro Olimpíadas no currículo (Barcelona/1992, Atlanta/1996, Sidney/2000 e Atenas/2004), a levantadora quer se despedir da competição em grande estilo, de preferência com uma medalha de ouro.
– Quero ajudar o grupo da melhor forma e uma das funções que tenho, por ser a mais velha, é tentar fazer com que as mais novas entendam que a Olimpíada é uma grande competição. Acredito que estes serão os Jogos mais difíceis, da primeira à última partida – comentou Fofão.
É provável que a jogadora se aposente após a competição na
China. Pelo menos da seleção
brasileira. Ela já havia cogitado a hipótese após os Jogos de Atenas, mas reconsiderou a decisão após receber um pedido pessoal do técnico Zé Roberto para ficar na equipe. Pequim será a despedida, garante ela, apesar de se sentir muito disposta.
– Cada vez que os anos passam, me sinto melhor. Às vezes pergunto para a minha mãe se tenho 38 anos – brincou a levantadora, antes adotar um tom mais sério – Para mim, toda competição é a última. No ano passado, fiz minha despedida do Sul-Americano. É difícil, mas já estou me preparando para as últimas Olimpíadas.
Fofão e Walewska conquistaram o título do campeonato espanhol há 15 dias, pelo Murcia. Por esse motivo, foram as últimas a se integrarem à seleção em Saquarema. Por terem começado a preparação com atraso, as duas estão fisicamente abaixo das demais, e por isso precisão seguir uma rotina intensa de treinamentos na próxima semana.
– Fisicamente ainda estamos atrás do
restante do grupo, mas estamos
acelerando um pouco mais o trabalho para alcançarmos o mesmo ritmo. Chegamos motivadas, apesar de ter sido um ano estressante – contou Walewska.
A seleção brasileira feminina viajará para os Estados Unidos no próximo dia 8 de junho. Lá, disputará três amistosos contra a equipe norte-americana. Depois, o time seguirá para a China, para a disputa do Grand Prix, que segundo o técnico José Roberto Guimarães será um treinamento para os Jogos de Pequim. A estréia é no dia 20 de junho, contra a Tailândia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.