| 26/05/2008 15h14min
América do México e Liga Deportiva Universitária de Quito (LDU), do Equador, iniciam nesta terça-feira, no estádio Azteca, às 22h10min (horário de Brasília), a disputa por uma vaga na decisão da Libertadores 2008. Os dois clubes fazem suas melhores campanhas na competição e lutam para estar pela primeira vez na final da competição, enfrentando Boca Juniors ou Fluminense.
O time mexicano chegou às semifinais pela terceira vez de forma surpreendente. Eliminou o Flamengo nas oitavas-de-final de modo heróico e, nas quartas, passou por outro brasileiro, o Santos. O atacante paraguaio Salvador Cabañas foi a estrela das duas classificações, com gols decisivos. Nos dois jogos contra o alvinegro, venceu o primeiro por 2 a 0, no México — com Cabañas balançando as redes duas vezes —, e perdeu o segundo por 1 a 0, na Vila Belmiro, fazendo valer o saldo de gols para avançar.
O América, do técnico Juan Antonio Luna, entra em campo com o objetivo de não tomar gols em casa, a
exemplo da partida contra o
Santos. Para consegui-lo, o zagueiro Rodrigo Iñigo alerta seus companheiros para as jogadas aéreas dos equatorianos e ressalta os méritos de sua equipe para ainda continuar no torneio.
— A LDU é uma equipe muito forte pelo alto, com atacantes muito fortes, que seguramente vão nos complicar. Mas defensivamente estamos muito bem, a ordem e a tática nos têm ajudado muito — comentou Iñigo ao site oficial do clube.
O clube terá uma motivação extra. O goleiro Guilhermo Ochoa e o lateral Oscar Rojas foram convocados para as partidas da seleção local nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e se apresentarão logo após o jogo de volta na Libertadores, a ser realizado em Quito.
A LDU já esteve em uma semifinal de Libertadores em 1976, mas o modelo de disputa era outro. Para igualar esta campanha em 2008, a equipe equatoriana, assim como o rival mexicano, também encontrou um caminho muito difícil. Classificou-se após deixar para trás duas equipes
argentinas nesta fase mata-mata.
Nas oitavas, tirou o Estudiantes de La Plata. E nas quartas, empatou duas vezes com o San Lorenzo em 1 a 1 e decidiu a vaga nos pênaltis, vencendo a disputa por 5 a 3, em casa. E para superar o time de 32 anos atrás, a Liga Deportiva conta com bom elenco. Entre os principais jogadores estão o goleiro Cevallos, herói das quartas de final, os meias Guerrón e Bolaños e o atacante argentino Damían Manso. Este último, na opinião dos equatorianos, o destaque do time e bastante decisivo. Manso foi o autor do gol da LDU no segundo jogo contra o San Lorenzo, nas quartas.
Prováveis escalações:
América (MEX): Ochoa; Castro, Sánchez e Sebastian Domínguez; Castro, Villa, Rodríguez, Silva, Argüello e Rojas; Cabañas e Esqueda. Técnico: Juan Antonio Luna
LDU (EQU): Cevallos; Calle, Araujo e Campos; Guerrón, Vera, Urrutia, Ambrossi e Bolaños; Manso e Bieler. Técnico: Edgardo Bauza
Árbitro: Martín Vázquez (URU), auxiliado pelos compatriotas
Mauricio Espinosa e Miguel Nievas
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.