| 14/05/2008 10h24min
Se foi diante de Tomas Berdych que Marat Safin deu o primeiro passo para sair da má fase em 2008, nada melhor para o russo reencontrar o adversário no Masters Series de Hamburgo. O ex-número um do mundo, que precisou furar o qualifying para entrar na chave principal da competição alemã, conseguiu mais uma vitória sobre o tcheco, desta vez com parciais de 7/5 e 6/4, e garantiu vaga nas oitavas-de-final.
Atualmente na 89ª posição do ranking de entradas, Safin cumpria temporada bastante modesta, com uma vitória e cinco derrotas, até enfrentar Berdych pela primeira vez. Foi em 11 de abril, na partida de abertura do confronto válido pelas quartas-de-final da Copa Davis. Surpresa do técnico russo naquela oportunidade, Safin venceu em cinco sets e deu início à recuperação.
Desde então, o tenista subiu o nível e, apesar de não ter obtido grandes resultados, ganhou oito partidas, contando as quatro já vencidas em Hamburgo – duas no torneio qualificatório. O novo triunfo, diante do atual 11º colocado da ATP, aumenta a confiança do russo na tentativa de recuperar postos na lista.
Na partida disputada nesta quarta, Safin se baseou em um aproveitamento de primeiro serviço (72%) para minar as chances de Berdich, salvando três de quatro break points. Por outro lado, o qualifier também teve quatro chances para quebrar o saque do tcheco, convertendo-as em três oportunidades.
Na próxima fase, o russo pode enfrentar o espanhol Carlos Moyá. Isso acontecerá se Moyá confirmar o favoritismo e eliminar o belga Olivier Rochus.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.