| 30/04/2008 18h16min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, em discurso durante o VII Forum de Governadores do Nordeste, em Maceió, a chegada do grau de investimento (investment grade) ao Brasil, concedido pela agência classificação de risco Standard & Poor's.
— É uma conquista do povo brasileiro, que esperou por isso durante tantos e tantos anos — afirmou o presidente.
Segundo ele, a mudança tem um significado a mais:
— É o aval de que passamos a ser donos do nosso nariz e podemos determinar a política que acharmos conveniente para o Brasil.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a decisão da agência Standard and Poor's demonstra que a inflação está controlada e que o Brasil tem uma forte política fiscal.
— O Brasil continua diminuindo a vulnerabilidade externa, temos reservas externas. É uma situação muito favorável para crescer de forma sustentável — disse o ministro.
Para Mantega,
o principal benefício da nova posição brasileira é atrair grandes
investidores institucionais de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.
Segundo o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, a decisão veio em um momento significativo, de instabilidade da economia internacional. Isso demonstra o “aumento da resistência” da economia brasileira. De acordo com o presidente do BC, “o desempenho da economia no que diz respeito a investimento, emprego e renda é um demonstrativo claro de que o 'investment grade' reflete de fato a melhora decisiva dos fundamentos econômicos”.
Meirelles estava em São Paulo quando soube da notícia. Em seguida, sua assessoria em Brasília organizou uma teleconferência, durante a qual ele disse que um dado importante, destacado pela Standard & Poor's, foi a questão da previsibilidade. Isso, assinalou o presidente do BC, é resultado da estabilidade:
— A previsibilidade é fundamental para garantir o
crescimento sustentado do país e é resultado
da persistência na implantação de políticas econômicas consistentes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.