| 27/04/2008 13h05min
Na 35ª rodada do Campeonato Italiano, tudo estava preparado no Estádio Giuseppe Meazza para uma grande festa pelo terceiro título consecutivo da Inter de Milão. Dentro de campo, a equipe até fez sua parte ao vencer o Cagliari por 2 a 1, porém a goleada da Roma sobre o Torino obrigou os torcedores da equipe a esperarem por pelo menos mais um jogo para comemorar a conquista da competição.
Para chegar aos 81 pontos e manter seis de vantagem para a Roma, a Inter teve mais dificuldades que o esperado. Diante do 15º colocado Cagliari, que ainda não se livrou da ameaça do rebaixamento, o time de Milão abriu o placar ainda no começo do primeiro tempo, mas se viu em perigo ao permitir o avanço do rival.
Para se ter uma idéia do ritmo forte que foi imposto no início da partida, logo no primeiro minuto Ballotelli deu o primeiro susto aos visitantes; o jovem atacante arriscou de fora da área, por cima do gol de Storari.
Em seguida, o Cagliari deu a resposta e perdeu o que seria sua grande chance na partida, em um lance que poderia ter deixado a Roma em boa condição na disputa do scudetto. Foi quando o meia Matri aproveitou vacilo da zaga rival, invadiu livre a área, mas, frente a frente com Julio César, colocou para fora.
A próxima oportunidade da Inter já teria participação decisiva no resultado. Vieira recebeu na ponta da área, avançou pela direita e cruzou. O argentino Julio Cruz subiu mais que a defesa para cabecear no canto esquerdo de Storari: 1 a 0.
Na volta do intervalo, o bom início dos visitantes deu novas esperanças à torcida romanista, à espera de um tropeço da rival para ver o scudetto mais de perto. Após cobrança de escanteio no terceiro minuto da etapa final, Cossu cabeceou e bateu Julio César, mas não contava com a participação de Cambiasso, que afastou o perigo praticamente em cima da linha.
Na parte final do jogo, a Inter voltou a ser melhor em campo e, após uma seqüência de boas jogadas, acabou chegando ao seu segundo gol. Aos 30 minutos, Cambiasso rolou para Cruz na entrada da área. O atacante argentino bateu forte, com a bola passando à esquerda de Storari. No lance seguinte, Maxwell cruzou para Balotelli bater frente a frente com o goleiro italiano, que fez grande defesa.
Após a insistência, a Inter de Milão se viram mais tranqüilos no confronto aos 37 minutos. O tento foi novamente obtido de cabeça, desta vez por Materazzi, que havia entrado na etapa final e aproveitou cobrança de falta de Chivu. Já nos acréscimos, Biondini arriscou de fora da área e contou com desvio da zaga para marcar o merecido gol do Cagliari, mas já era tarde.
Roma goleia
Faltando três rodadas para o fim do Italiano, o título poderia ter sido garantido pela Inter, não fosse a grande vitória da Roma. A equipe da capital se recuperou em grande estilo do tropeço do último fim-de-semana, quando empatou em casa com o Livorno, vencendo o Torino pelo placar de 4 a 1.
Atuando no mesmo Estádio Olímpico, a Roma construiu o resultado ainda no primeiro tempo. Pizarro abriu o placar convertendo um pênalti aos 18 minutos de jogo. Depois, apenas mais 14 minutos foram necessários para os gols de Vucinic e de Mancini (que marcou duas vezes) terminarem com as chances de reação do Torino.
Os visitantes ainda chegaram a diminuir com Ventola, mas não evitaram que sua situação na classificação se complicasse ainda mais. Com 34 pontos ganhos, o time ocupa a 16ª posição com vantagem de apenas um ponto para a Reggina, time que abre a zona do rebaixamento.
Fiorentina tropeça e ajuda Milan
Briga pelo título à parte, a disputa pela última vaga restante para a próxima Copa dos Campeões da Europa também movimentou a rodada. Após atropelar o Livorno por 4 a 1, o Milan se colocou em situação privilegiada ao ver a Fiorentina empatar com a Sampdoria por 2 a 2.
Na partida disputada em Florença, os anfitriões perdiam em virtude de um gol de Maggio até os 33 minutos do segundo tempo. Foi aí que brilhou a estrela do experiente Vieri, que entrou na segunda etapa para empatar a partida, aproveitando cruzamento de Mutu. Seis minutos depois, o meia romeno apareceu novamente para converter com tranqüilidade uma cobrança de pênalti.
Contudo, os torcedores viola não contavam com uma nova reviravolta na partida. Foi aos 48 minutos, quando Gastaldello subiu mais que a zaga para vencer de cabeça o goleiro Frey.
Agora com 60 pontos na quarta colocação, a Fiorentina ocupa a quarta posição, mas sua diferença para o Milan caiu para dois pontos. Na rodada, os rossoneri venceram o Livorno fora de casa em uma grande atuação de Filippo Inzaghi, autor de três gols. Com o triunfo, que foi completado pelo holandês Seedorf, o Milan tem mais três jogos para assumir o quarto lugar e se garantir na Champions. A disputa envolve ainda a própria Sampdoria, que após empatar em Florença se manteve na sexta posição com 56 pontos.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.