| 02/04/2008 23h58min
O Fluminense derrotou o Libertad-PAR por 2 a 0, em partida disputada na noite desta quarta no Maracanã e, pela primeira vez na história, conseguiu se classificar para a segunda fase da Copa Libertadores. Agora o Tricolor soma 10 pontos no Grupo 8, e está garantido na próxima etapa. Já o Libertad, que perdeu todos os jogos que disputou, continua sem pontuar na competição, e não tem mais chance de brigar por uma vaga.
Nos primeiros minutos, o Fluminense buscava jogadas de velocidade com meias Thiago Neves e Conca. O Libertad, porém, fazia marcação eficiente, impedindo o Tricolor de desenvolver o esquema planejado.
Gabriel deu um grande susto na torcida ao sair jogando errado e permitir que o Libertad ameaçasse com um chute perigoso de Martinéz. O Fluminense tinha o domínio do jogo, mas não conseguia criar grandes momentos de perigo para o goleiro paraguaio.
A pressão só se transformou em gol em lance de bola parada. Aos 29 minutos, Conca cobrou falta da intermediária, Cícero raspou de cabeça, a bola tocou no joelho de Sarabia e enganou o goleiro González. Aos 37 minutos, outro equívoco de Gabriel quase deu o empate ao Libertad. Cuevas cruzou da esquerda e o lateral tricolor rebateu nos pés de Martinez que chutou, mas Luiz Alberto salvou.
O Tricolor passou a buscar o segundo gol, principalmente por meio do argentino Conca, que freqüentemente colocava os companheiros em boas condições. No último lance importante do primeiro tempo, o argentino lançou Júnior César que driblou o marcador e cruzou rasteiro. O goleiro tocou levemente na bola e desviou de Cícero, que deixou de fazer o segundo gol.
O Fluminense voltou mais aceso para o segundo tempo, e marcou o segundo gol logo aos cinco minutos. E novamente em jogada de bola parada. Thiago Neves cobrou falta da direita, o zagueiro Thiago Silva se antecipou ao goleiro Gonzáles e cabeceou direto para as redes paraguaias.
Com o segundo gol, o Tricolor se soltou completamente em campo. Aos 13 minutos, Cícero quase ampliou ao cabecear no travessão uma bola cruzada por Dario Conca. O Libertad adiantou as linhas, em tentativa de pressionar o Fluminense, mas a defesa tricolor, bem postada, impedia que qualquer tentativa da equipe visitante fosse bem sucedida.
Nos minutos finais da partida, o Fluminense preferiu tocar a bola sem se preocupar em ampliar a vantagem. A partir dos 25 minutos, o Libertad passou a aceitar passivamente mais uma derrota na Libertadores.
Agora, o Fluminense vai se dedicar à Taça Rio. No próximo domingo, a equipe decidirá sua posição nas semifinais, enfrentando o Madureira, novamente no Maracanã.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.