| 01/04/2008 16h01min
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou nesta terça-feira que o presidente George W. Bush deveria considerar a hipótese de boicotar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim.
– Acho que o boicote à cerimônia de abertura é algo que deve ser mantido como opção. Acredito que o presidente pode querer repensar isto depois, dependendo do que outros chefes de estado fizerem – afirmou a deputada.
Pelosi afirmou que os Estados Unidos não estão contentes com a maneira como a China tem lidado com a questão do Tibete. Mas ao mesmo tempo em que defendeu a boicote de Bush a Pequim, a congressista manteve a posição contrária a um possível boicote integral ao evento.
– Não concordo com a percepção de que os Jogos Olímpicos são uma grande e unificada organização de defesa dos direitos humanos. É um evento esportivo e é como tal que deve proceder.
Questionado sobre a sugestão de Palosi, uma porta-voz da Casa Branca afirmou que Bush vê a Olimpíada apenas como um evento esportivo – e não político – e uma importante oportunidade para apoiar os atletas norte-americanos.
Há alguns dias, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia se manifestado favorável ao não-comparecimento à cerimônia de abertura. Já a chanceler alemã Angela Merkel afirmou que não irá a Pequim assistir aos Jogos, mas não vinculou a decisão com a questão no Tibete.
* Notícia corrigida às 13h do dia 02/04.
Bush já confirmou presença na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos
Foto:
Brendan Smialowski, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.