| 19/03/2008 13h03min
O debate sobre o consumo de álcool nos jogos de futebol do Rio Grande do Sul é grande desde a aprovação de uma lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em estádios e ginásios. A lei foi aprovada na terça-feira pela Assembléia Legislativa, e caso seja sancionada pela governadora Yeda Crusius (PSDB), entra em vigor em 2009.
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, lamenta a decisão dos deputados gaúchos e torce para que a governadora não sancione a lei. Segundo ele, a medida pode prejudicar as finanças de clubes pequenos, que têm participação nos lucros dos bares instalados dentro dos estádios.
Mas a Fifa já proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios que sediam competições e jogos organizados por ela. As determinações fazem parte do Guia de Orientações de Segurança, que tem 22 páginas.
No artigo 18 - "Itens de Segurança" - fica proibida a entrada de torcedores com bebidas alcoólicas ou sob influência flagrante de álcool. O seguranças têm autorização para barrar a entrada.
E o artigo 19 chama-se "Proibição de Venda de Bebidas Alcoólicas". A Fifa determina que seja proibida a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios antes e durante a realização das partidas. Torcedores que apresentarem sintomas de embriaguez podem ser expulsos pelos seguranças.
O guia é um documento oficial, e quem descumprir as determinações nas competições e jogos da Fifa pode sofrer punições disciplinares da entidade.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.