| 18/03/2008 17h
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Koichiro Matsuura, e o presidente do Barcelona, Joan Laporta, lançaram nesta terça uma mensagem conjunta contra o racismo no futebol. A iniciativa surge quatro dias antes da celebração do dia internacional para a eliminação da discriminação racial, a próxima sexta.
– Condenamos com firmeza a manifestação de palavras e atos racistas nos jogos de futebol – diz o documento, acrescentando: – Elas só merecem um sentimento de indignação.
Em setembro de 2007, as duas entidades haviam assinado um acordo de luta contra o racismo. De acordo com o texto, o existe mais discriminação racial no esporte do que se imagina.
– O racismo nos estádios não se reduz infelizmente a alguns casos isolados. A freqüência destes fenômenos revela raízes mais profundas que necessitam de um trabalho conjunto para lutar melhor contra a força dos preconceitos – disseram.
As entidades disseram, além disso, que as respostas judiciais devem ser acompanhadas de "medidas sociais e educacionais" para a "promoção de uma autêntica cultura da tolerância e dos direitos humanos".
– O esporte e a educação física, mais que nunca, poderão proporcionar o marco adequado para prosseguir e enriquecer um diálogo durável entre culturas, sobretudo entre os jovens – dizem o Barcelona e a Unesco. – O futebol e o esporte em geral devem unir as pessoas e não dividi-las.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.