| 15/03/2008 09h02min
O sistema defensivo do Corinthians tornou-se o suporte para a equipe de Mano Menezes chegar à vice-liderança do Campeonato Paulista. Depois de a zaga apresentar várias falhas na campanha do rebaixamento no Brasileirão, a direção reformulou o elenco e um dos setores mais modificados foi a zaga, que teve a permanência de apenas um jogador (Fábio Ferreira, que ainda nem jogou este ano).
A nova dupla de defesa é composta por William e Chicão. O comandante explicou que a qualidade dos atletas do sistema defensivo vem contribuindo para a boa fase, mas também lembrou que a obediência tática de todo o time tem sido fundamental.
– Acredito muito em minha equipe e acho que temos excelentes jogadores, senão não estaríamos conseguindo. E o posicionamento tático também faz com que os jogadores cresçam quando é bem executado. Muitas vezes ouvi falarem que montei o time primeiro na defesa, mas não é isso. O que fizemos é que priorizamos uma maneira de jogar com cuidados defensivos
maiores – explicou.
Nesta temporada, o Corinthians sofreu apenas sete gols em 14 partidas do Paulistão, ou seja, apresenta uma impressionante média de 0,5 gols por jogo. Para se ter uma idéia, a elogiada defesa do São Paulo do ano passado teve a mesma média no Campeonato Brasileiro, que acabou conquistado justamente pelo time do Morumbi.
Além de William e Chicão, eventualmente Mano aumenta a linha de zagueiros e improvisa o volante Carlão, que nunca teve tanto destaque no Parque São Jorge.
– O Carlão é um jogador que, por ser canhoto, ajuda muito na linha de três com sua saída de bola. Em alguns momentos, ele pode se transformar em lateral – salientou o técnico.
Mano Menezes reconhece que nem tudo o que está acontecendo com a defesa foi planejado no início do campeonato. A carência na lateral direita, por exemplo, está possibilitando a Carlos Alberto mostrar seu valor, com boas atuações na temporada, enquanto o titular Alessandro está entregue ao departamento
médico.
– A defesa está jogando hoje
com o Carlos Alberto na direita. Se eu disser que projetei isso, seria um mentiroso. Jogamos também com três zagueiros muitos jogos e eu já disse que minha preferência é a linha de quatro. O futebol se coloca assim e temos de respeitar algumas coisas que acontecem lá dentro porque as peças vão se encaixando e você acaba tendo um rendimento muito bom – acrescentou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.