| 11/03/2008 13h48min
As vendas do varejo pela internet no Brasil cresceram 43% em 2007, atingindo um volume de R$ 6,3 bilhões. Esse valor representa cerca de 3% do total movimentado pelo setor de varejo no país no ano passado, segundo o relatório Webshoppers, divulgado nesta terça pela consultoria E-bit, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônica (Câmara-e.net). Os dados consideram apenas gastos com bens de consumo, excluindo serviços, como venda de passagens aéreas e leilões online.
A quantidade de consumidores que utilizaram a rede mundial de computadores no Brasil para efetuar compras atingiu 9,5 milhões de pessoas no ano passado, cerca de 24% do total de usuários de internet no país. Em 2006, havia 7 milhões de consumidores no país que usavam a internet para efetuar compras.
Foram realizados no ano passado 20,4 milhões de pedidos de compras pela internet, ante 14,8 milhões em 2006. As compras tiveram valor médio de R$ 302. No primeiro semestre de 2006, o gasto médio
era de R$ 287. A
expectativa da entidade era que o valor médio das compras aumentasse mais em 2007, porém houve um crescimento da base de consumidores no ano passado, motivada principalmente pelo acesso à internet de classes de menor poder aquisitivo, o que acabou estabilizando o valor médio gasto em compras na rede mundial de computadores.
Para 2008, a Câmara-e.net e a E-bit projetam um faturamento 45% maior que em 2007 e uma base de consumidores próxima de 12 milhões de pessoas. O valor médio deverá ficar acima dos R$ 300 com a perspectiva de aumento nas vendas de MP3 players, TVs de LCD e plasma, notebooks e impressoras.
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