clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/03/2008 12h30min

Ouvidor do governo acredita que estradas sejam liberadas até as 15h

Mediador do Estado com MST garante que ação da BM contra Via Campesina será investigada

Atualizada às 18h48min

O ouvidor-geral do governo gaúcho, Adão José Correa Paiani, está em Santana do Livramento negociando o fim dos bloqueios em oito estradas com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Ele já esteve em Nova Santa Rita, onde integrantes do grupo causaram um congestionamento de seis quilômetros na BR-386, na altura do km 433, e disse que os manifestantes já estão se retirando do local.

O protesto seria para denunciar atos de violência cometidos pela Brigada Militar (BM) na reintegração de posse da Fazenda Tarumã, da empresa finlandesa Stora Enso, em Rosário do Sul. Na terça-feira, agricultoras da Via Campesina invadiram a área e destruíram pés de eucalipto. Elas alegavam que a propriedade foi adquirida por uma empresa "laranja" da Stora Enso. De acordo com Paiani será feito um levantamento por parte da Ouvidoria para averiguar os métodos usados pela BM.

— O dever era de respeitar os direitos individuais de cada integrante do movimento, sem prática de arbitrariedade — salientou, afirmando que um relatório será enviado à governadora sobre a ação. No documento, deverão constar críticas à operação e ao afastamento da imprensa do local. Os jornalistas foram impedidos de ficar junto à fazenda para acompanhar a reintegração de posse por parte da BM.

Paiani acredita que, com a liberação das agricultoras que estavam detidas e a devolução de seus bens que ficaram na propriedade no momento da prisão, os bloqueios a estradas devam acabar, no mais tardar, às 15h. Ele disse que permanecerá no local, garantindo que "não haja nenhuma situação de ameaça aos direitos humanos". Questionado sobre a possibilidade de retirar os sem-terra com outra ação da PM, respondeu:

— Não trabalho com essa possibilidade.

Para o ouvidor, ações como essas devem voltar a ocorrer até sábado, como parte da mobilização de Via Campesina e MST pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Os trechos que foram bloqueados pelo MST:

Nova Santa Rita - km 433 - BR-386 (Tabaí-Canoas)
Bossoroca - km 48 - RS-168 (Bossoroca-Santiago)
Tupanciretã - km 3 - BR-158 (RSC-392)
Santana do Livramento - BR-158, próximo ao trevo de acesso a Rosário
Piratini - km 85 - BR-293
Hulha Negra - km 159 - BR-293
Charqueadas - RS-290, próximo ao pedágio da Univias
Pedro Osório - km 581 - BR-116

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.