| 22/02/2008 10h02min
As primeiras rodadas do Gauchão indicam que a patrulha sobre a arbitragem começou a toda força. Dirigentes de Inter e Grêmio se revezam em reclamações contra supostas falhas técnicas e disciplinares. A vítima da vez é o árbitro Márcio Chagas da Silva.
Aos 31 anos, Chagas conseguiu unir as duas direções nas críticas. Na quarta-feira, após São Luiz 1x1 Inter, foi atacado pelo presidente colorado Vitorio Piffero, que exigiu árbitros de primeira linha - como acontece com o Grêmio, segundo ele.
– Se tivermos árbitros de pouca experiência, que seja a mesma coisa do lado de lá – reclamou Piffero, referindo-se ao Grêmio.
Já o diretor de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, acusado em súmula de ofender Chagas na partida contra o Caxias, acabou suspenso por 30 dias. Na saída do tribunal, disse que Chagas mentira na súmula.
A declaração do dirigente provocou nota emitida quarta-feira pelo Sindicato dos Árbitros do Estado (Safergs), condenando o comportamento de Pelaipe. "O Safergs manifesta seu repúdio às manifestações caluniosas do dirigente tricolor", diz trecho da nota.
Na manhã desta quinta, Pelaipe evitou o assunto. Já o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto Neto, considera injustas as críticas a Chagas:
– A arbitragem do Márcio foi 10 em Ijuí e a do Caxias x Grêmio também foi ótima. O Márcio está no nível do Simon, do Gaciba, do Vuaden.
Novelleto considera a arbitragem gaúcha a melhor do Brasil e avisa que vai manter as escalas, apesar da promessa de Piffero em procurá-lo para falar a respeito.
– Mandei ontem uma mensagem para ele (Piffero). Ele estava equivocado, até brinquei: Vou contratar Jesus Cristo – contou Novelletto.
Entrevista com Márcio Chagas da Silva
Zero Hora - A que você atribui as críticas?
Márcio Chagas - É porque,
de fato, começou o Gauchão, com emparelhamento de posições. Às vezes, os resultados não são bons e é preciso
procurar um alvo.
ZH - Paulo Pelaipe (diretor do Grêmio) diz que você mente nas súmulas.
Chagas - Não gostaria de ter me atritado com ele, mas não posso omitir fatos. Há imagens dele proferindo as palavras que mencionei na súmula.
ZH - O presidente Vitorio Piffero pediu árbitros de primeira linha em seus jogos.
Chagas - Não sei o que ele quer dizer com isso. No ranking gaúchos, fui eleito o quarto melhor, atrás de Carlos Simon, Leonardo Gaciba e Leandro Vuaden. Depois, tem Vinícius Costa e Fabrício Corrêa. Estou com a cara a tapa.
ZH - Você se sentiria pressionado se fosse escalado para outros jogos da dupla Gre-Nal?
Chagas - De forma alguma. Iria com a maior naturalidade. Cada jogo é um jogo. Sei que o Gauchão é muito acirrado e toda partida tem que ser encarada como se fosse uma final. Agiria com a maior tranqüilidade. Não levaria
nada dos jogos passados. Sei que os diretores têm que fazer essa pressão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.