| 20/02/2008 23h42min
Depois de engatar duas vitórias consecutivas, empolgar seus torcedores e reforçar seu favoritismo ao título estadual da temporada, o Palmeiras teve uma recaída e, nesta quarta-feira, deixou o Estádio Augusto Schmidt Filho, em Rio Claro, lamentando a perda de dois pontos para o vice-lanterna da competição: 1 a 1.
O empate diante do Rio Claro, com direito a pênalti perdido por Alex Mineiro aos 41 minutos da etapa final, levou o time de Wanderley Luxemburgo a 15 pontos, insuficientes para a equipe de alcançar temporariamente o G-4 da competição. O Rio Claro, por sua vez, escapou de segurar a lanterna, mas segue como o penúltimo colocado da competição, agora na companhia do Santos.
Apesar de ter pela frente um dos últimos colocados da competição, o Palmeiras não encontrou facilidade em campo. O duelo começou bastante equilibrado e foi o Rio Claro, através de Chumbinho, jogador revelado pelo São Paulo, quem levou perigo pela primeira vez, com um chute de longa distância.
A resposta alviverde veio na mesma moeda, depois de grande jogada de Léo Lima, que se livrou de um adversário e soltou o pé, assustando o goleiro Gilson e deixando o grito de gol preso na garganta dos palmeirenses.
A partida seguiu equilibrada e o Palmeiras não conseguia impor seu ritmo graças à forte marcação do Rio Claro. A melhor chance de abrir o placar aconteceu em uma bola mal recuada por Fernando Lombardi, que só não terminou em gol graças à coragem do goleiro Gilson, que saiu da meta para dividir com Alex Mineiro. Gustavo, aproveitando cobrança de lateral de Leandro, acertou o travessão de Gilson e também ficou no quase.
Coube então à contratação mais cara do Palmeiras para a temporada, Diego Souza, estampar um sorriso no rosto da torcida alviverde. Aos 32, a defesa do Rio Claro falhou feio depois de cruzamento de Leandro e o camisa sete, com categoria, deslocou o goleiro Gilson para colocar o Verdão em vantagem.
Antes da descida para o intervalo o Galo Azul teve duas chances para empatar, primeiro em chute de Chumbinho, que sobraria para Eric, e depois em uma bomba de Luis Fernando. Em ambas as jogadas Marcos, com intervenções precisas, mostrou que está de volta à boa forma e garantiu a vitória parcial ao Palmeiras, que ainda desperdiçou a oportunidade de ampliar, novamente com Diego Souza.
Na volta para o segundo tempo, a primeira boa chance de gol foi do Palmeiras, mas Diego Souza não aproveitou cobrança de falta da entrada da área. Sem demonstrar nervosismo, o Rio Claro, que estreava o técnico Edu Marangon, surpreendeu aos 16 minutos. Depois de boa troca de passes, Chumbinho bateu forte e superou Marcos: golaço e empate no Augusto Schimidt: 1 a 1.
Imediatamente após o gol do Rio Claro, Wanderley Luxemburgo abriu mão do 3-5-2, sacando David para a entrada de Denílson. Trocou também o volante Léo Lima, que já tinha cartão amarelo e está suspenso para o final de semana, por Martinez, seu substituto natural, e Pierre por Jorge Preá.
As alterações não surtiram o efeito esperado e o Palmeiras, exposto na defesa, por pouco não deixou o campo derrotado. Empolgado e comandado pelos experientes Chumbinho e Luis Fernando, o Galo Azul chegou perto da virada em pelo menos duas oportunidades, mas pecou na finalização.
O Palmeiras teve a chance de vencer o jogo quando Valdívia foi atingido por Douglas Peruíbe na área e caiu. Na cobrança do pênalti, Alex Mineiro bateu forte, mas o goleiro Gilson fez excepcional defesa, garantindo a igualdade no placar.
Na rodada do final de semana, Rio Claro e Palmeiras voltarão a campo no mesmo dia, sábado. O ameaçado time do interior irá ao Marcelo Stefani encarar o Bragantino, às 16 horas. O Palmeiras, por sua vez, reabrirá o Palestra Itália, totalmente reformado, para enfrentar o Rio Preto, ainda entre os últimos colocados, mas agora embalado por duas vitórias seguidas, às 20h30min.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.