| 18/02/2008 13h58min
Um forno de uma usina petroquímica que pertencia à filial local da Petrobras explodiu nesta segunda-feira na província de Santa Fe, no centro da Argentina, sem deixar feridos, informou a empresa.
A explosão, de causas desconhecidas, ocorreu no forno de dessulfurização — empregado para a extração de enxofre dos combustíveis — da unidade reformadora do complexo que a Petrobras Energia possui na localidade de Puerto General San Martín, cerca de 350 quilômetros ao norte de Buenos Aires, afirmou em comunicado.
Apesar de ter ocorrido uma forte explosão, que foi sentida na zona e provocou alarme entre os habitantes, não houve vítimas. A Petrobras, que tem três refinarias na Argentina, afirmou que a companhia acionou imediatamente depois da explosão seu plano de contingência, e serão feitas as averiguações pertinentes para determinar a origem do acidente.
As instalações afetadas ficam dentro de um complexo onde a empresa produz borracha, estireno, gás
liquefeito, naftas de alto rendimento e
solventes industriais. O prédio abrange 270 hectares e emprega cerca de mil pessoas, entre funcionários e terceirizados.
— Uma vez controlado o incidente se constituíram, segundo indicam os procedimentos internos da Petrobras, dois comitês técnicos que agora averiguam as causas do fato — disse a companhia em um segundo comunicado.
O resto do complexo operacional de Puerto General San Martín funciona normalmente, acrescentou a companhia.
A fumaça atingiu cerca de 30 metros de altura e provocou pânico entre os moradores das áreas próximas. A refinaria continua em funcionamento, à exceção do setor atingido pela explosão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.