| 13/02/2008 23h42min
Por pouco o Grêmio não ficou no empate na estréia na Copa do Brasil. O Tricolor gaúcho venceu o Jaciara por 1 a 0 na noite desta quarta no Estádio José Fragelli, em Cuiabá, pela rodada de abertura da competição. O gol foi anotado por Tadeu, aos 44 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Paulo Sérgio.
Primeiro tempo sofrível
O objetivo do Grêmio era sufocar o Jaciara. Nos primeiros minutos, os atacantes Perea e André Luís pressionavam a defesa dos mato-grossenses, que era obrigada a apelar para os chutões. Tanto que o time da casa levou um bom tempo só para fazer a bola passar do meio-campo.
Mas os jogadores do tricolor gaúcho sentiram a falta de entrosamento e, com muitos erros de passe, tinham dificuldades para criar chances de gol. Um dos que mais avançava era o lateral-direito Paulo Sérgio, que, com cruzamentos, deu origem à maioria das conclusões do Grêmio. O problema é que, ao ir para frente,
dava espaço para o atacante Wellington, que
incomodou a defesa gremista.
Como todos os volantes do time gaúcho subiam para o ataque, os donos da casa aproveitaram para, em jogadas de contra-ataque, conseguir duas cobranças de escanteio e uma falta da entrada da área. Empolgada, a torcida local aplaudia o Jaciara, que fazia frente ao time que inspirou a criação do clube mato-grossense.
Grande esperança do Grêmio, o meia Roger fez lançamentos e tentou deixar os companheiros de frente para o gol. Porém, os demais gremistas nem sempre entendiam a intenção do camisa 10, e acabavam não aparecendo para receber a bola. No ataque, André Luís ingressava na área, mas encontrava dificuldades em achar o centroavante Perea, de atuação apagada. O primeiro tempo foi sofrível.
As mudanças de Mancini
No segundo tempo, a situação foi ficando cada vez mais desesperadora para o Grêmio. Os donos da casa perceberam o nervosismo dos gaúchos, e
começaram a trocar passes, embalados pelos gritos de “olé” da
torcida. A partir dos 14 minutos do segundo tempo, Vagner Mancini começou a realizar alterações no time. Sacou Peter, André Luís e Perea para colocar Tadeu, Adilson e Jonas.
Com as alterações, o Grêmio passou a atacar mais. Principalmente com Jonas, que criava jogadas pela direita e avançava na área. O Jaciara, no entanto, se segurava e partia para contra-ataques perigosos, obrigando o goleiro Victor a fazer boas defesas.
Enfim, o gol salvador
A torcida do Jaciara, presente no José Fragelli, já comemorava o empate quando o Grêmio anotou o gol da vitória. Após cruzamento perfeito de Paulo Sérgio, o centroavante Tadeu apareceu na área para cabecear com precisão, sem dar chances para o goleiro Pedro Paulo. Festa gaúcha em Cuiabá.
Apesar das chances que tiveram de vencer o jogo, os mato-grossenses também festejaram o resultado, pois poderão disputar o jogo de volta, em Porto Alegre –
time que joga em casa e leva dois gols de diferença nas
primeiras fases é eliminado da Copa do Brasil. Agora, os dois times voltam a se encontrar no próximo dia 27, no Estádio Olímpico, para definir quem avança na competição.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.