| 25/01/2008 13h55min
Budapeste foi o lugar escolhido pelo gaúcho João Souza para aprimorar a técnica no florete. Isso porque lá há um centro de treinamento procurado por esgrimistas de toda a Europa. A idéia de João é duelar com atletas de alto nível para se preparar ao Pré-Olímpico do México, torneio que pode lhe render vaga nos Jogos de Pequim.
O atleta do Grêmio Náutico União conquistou o histórico bronze no Pan-Americano do Rio, em setembro do ano passado. Fazia 32 anos que a esgrima brasileira não ganhava medalha nos Jogos. Em Budapeste, onde vai ficar até março, hospedado em albergue, treina cerca de seis horas diárias e, a partir de hoje, disputa uma etapa da Copa do Mundo, em Paris.
O curioso é que o técnico de João, Alexandre Teixeira, ficou em Porto Alegre. Mas eles se falam diariamente por Skype, programa de comunicação instantânea via computador.
– No Brasil, o João pode treinar com dois ou três do nível dele, e só. Lá, são 30 do nível dele e 20
acima. É importante estar num lugar que
ofereça crescimento. Não há tradição da modalidade no Brasil. Na Itália, existe mais de 30 mil esgrimistas. Aqui, não passam de 2 mil – informa Teixeira.
Direto da Hungria, João, 24 anos, acrescenta:
– Em Porto Alegre temos bons atletas, mas aqui a diversidade é maior. São pessoas com características e ritmos bem diferentes.
Em Budapeste, quem treina o gaúcho é Istvan Slovensky, técnico da seleção húngara.
– Ele está em boas mãos – garante Teixeira.
– Pelo Skype, conversamos sobre suas dificuldades e sobre toda parte psicológica, já que ele está longe da família e dos amigos.
Neste fim de semana, contudo, João vai receber a visita de Teixeira, que embarcou na quarta-feira para a capital francesa para acompanhar o guri na Copa do Mundo. Essa competição servirá apenas como treinamento: João não tem mais chances de se classificar para a Olimpíada pelo ranking mundial
(somente os dois primeiros colocados classificam-se automaticamente, e ele
ocupa o 52º lugar).
Ainda assim, João tem chances de representar o Brasil no florete masculino em Pequim. Porém, antes disso, precisa ser escolhido pela Confederação Brasileira de Esgrima para representar o país na competição do México, que será em abril. Seu oponente é o paulista Heitor Shimbo, do clube Pinheiros, primeiro colocado no ranking brasileiro. O gaúcho ocupa a sexta posição, mas com duas competições nacionais a menos do que o oponente.
– A Confederação utilizará como critério de escolha resultados atuais e histórico dos dois. Mas a preferência é do João, ele é o melhor do Brasil no florete – acredita o técnico brasileiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.