| 23/01/2008 09h00min
O jornal britânico Financial Times publica nesta quarta-feira o ranking das maiores petroleiras do mundo. A brasileira Petrobras passou da 11° posição para o sexto lugar, segundo dados do PFC Energy 50. Segundo o jornal, o consumo e a produção de energia no mundo apresenta um declínio nos países desenvolvidos, permitindo a emergência de companhias na China e na Rússia, como a China National Petroleum Corporation e a Gazprom.
O ranking revela ainda que a empresa com melhores resultados em 2007 foi a Petro-China, cujo valor aumentou em 181%, ultrapassando a ExxonMobil e se tornando a maior empresa de energia. Se levado em conta o valor das ações da Petro-China no mercado global, no entanto, a Exxon permanece em primeiro lugar do ranking
O jornal diz que a Petrobras, que levou o Brasil à auto-suficiência em petróleo, manterá o foco no país para os próximos anos. Destaca, no entanto, o fato de a companhia aumentar os investimentos nos Estados Unidos e no Golfo do México.
Com a alta no ranking, a
Petrobras empurrou a Total, que caiu para o oitavo lugar. A Chevron caiu de sétimo para décimo lugar, e a ConocoPhillips não figura mais entre as 10 primeiras, tendo caído do nono lugar para o 12º.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.