| 17/12/2007 17h53min
Aconteceu o que todos já esperavam. O brasileiro Kaká, do Milan, foi eleito o melhor jogador de 2007, durante celebração ocorrida nesta segunda-feira, na sede da Fifa em Zurique, na Suíça. O argentino Lionel Messi ficou em segundo na premiação e o português Cristiano Ronaldo, em terceiro. No feminino, Marta foi eleita craque do ano.
– Esta noite é muito especial para mim. Antes de iniciar minha carreira, sonhava em chegar ao time profissional do São Paulo e jogar na seleção brasileira. Mas consegui na minha vida mais do que poderia esperar – declarou o novo melhor do mundo após receber o prêmio.
O prêmio fecha com chave de ouro o ano de Ricardo Izecson dos Santos Leite, o Kaká. Neste ano, o meia foi o principal jogador do Milan na conquista da Liga dos Campeões, no qual também foi o artilheiro da competição. No domingo, o jogador foi o destaque na vitória de 4 a 2 sobre o Boca Juniors, que culminou na conquista do Mundial de Clubes pelo clube italiano.
Kaká foi revelado pelo São Paulo em 2001. Em 2002, recebeu a Bola de Ouro da Revista Placar. No mesmo ano, foi campeão da Copa do Mundo da Coréia e Japão pela Seleção. Em 2003, se transferiu para o Milan, no qual foi eleito por duas vezes como o melhor jogador do Campeonato Italiano.
O brasileiro leva o título do zagueiro Cannavaro, do Real Madrid. O italiano havia sido eleito o melhor de 2006, superando o brasileiro Ronaldinho e o francês Zidane.
O título de Kaká foi o oitavo do futebol brasileiro, que tem como maior vencedor o atacante Ronaldo, tricampeão, também do Milan. Ronaldinho, do Barcelona, tem dois troféus, enquanto Romário e Rivaldo, um cada. O segundo país com mais prêmios é a França, graças ao tri de Zidade em 1998, 2000 e 2003.
Já Marta faturou o prêmio de melhor jogadora de 2007. Em segundo ficou a alemã Brigit Prinz e em terceiro a brasileiro Cristiane.
A premiação também exaltou o argentino Sergio Aguero, melhor jogador do Mundial Sub-20 e o alemão Tony Kross, craque da Copa do Mundo Sub-17 de 2007. Além disso, a Fifa premiou o brasileiro Buru como o melhor da Copa do Mundo de Futebol de Areia deste ano.
Como destaque na premiação, o Barcelona recebeu o prêmio "Fair Play" do ano por estampar na camiseta do clube espanhol o nome da instituição beneficente Unicef, ao invés de usar algum patrocinador.
Kaká foi eleito o melhor do mundo, na frente de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi
Foto:
Anja Niedringhaus
/
AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.