| 16/11/2007 03h14min
Com a manutenção de Abel, o Internacional está saindo na frente do Grêmio para o ano de 2008. Não exatamente por causa do treinador, pois Mano Menezes pode ainda ser confirmado no cargo. Mas o Internacional tem um grupo formado, e o treinador está familiarizado com os jogadores. Já o Grêmio, mesmo com a permanência de Mano, terá que reformular o seu grupo, contratar jogadores para substituir os que estão saindo e para reforçar o time atual.
Claro que o Inter não está pronto. Tem grupo, mas não tem time. Talvez ainda precise de um ou dois reforços, mas o imprescindível é organizar os jogadores disponíveis de modo a retirar mais rendimento deles. Neste ano que está terminando, a campanha foi decepcionante para o que pode render o atual grupo de jogadores.
Já o Grêmio tem motivos para o atraso, pois ainda não definiu seu destino em relação à Libertadores. Com a perda de fôlego nas últimas rodadas, conjugada com a ascensão de Flamengo e Palmeiras, ficou muito difícil. De
qualquer maneira, o
objetivo da dupla Gre-Nal não pode ser outro senão a classificação para a principal competição sul-americana. E no ano que vem esta obrigação é dobrada, pois, além da disputar a Copa Sul-Americana, a dupla gaúcha terá que batalhar novamente na Copa do Brasil e no Brasileirão para tentar chegar à próxima Libertadores.
Sempre com a ressalva, obviamente, de que o Grêmio ainda pode chegar lá nestas últimas duas rodadas.
O Internacional não precisa esperar mais. Já afastou o risco de rebaixamento e está praticamente na Sul-Americana. Se tiver que se reforçar para o próximo ano, é bom que o faça agora. Equipes mais qualificadas, como o próprio São Paulo, já estão encaminhando suas contratações. Quem deixar para fazer isso no próximo ano, largará em desvantagem.
Condição
Não sei o que é melhor para Mano Menezes nem o que é melhor para o Grêmio. Mas a permanência de um profissional como Mano não deveria estar
condicionada à classificação do clube para a Libertadores.
Deveria, isto sim, ser relacionada ao seu histórico e a sua capacidade.
Queda
Depois de ser eliminado pelo Arsenal, de Sarandi, o River Plate ficou sem o técnico Passarella, que cumpriu a sua promessa de sair caso não conquistasse títulos em 2007. O Arsenal vai disputar o título da Copa Sul-Americana com o América, do México.
Tornozelo
Ronaldinho participou do treino da Seleção ontem, mas voltou a sentir o tornozelo atingido no jogo contra o Getafe. Quem viu o lance sabe que a contusão não foi pequena. Se ele não tivesse tirado o pé do chão rapidamente, poderia ter sofrido fratura. Pensei que a alternativa de Dunga seria Júlio Baptista, mas ontem ele terminou o treino com Diego na meia.
Competência
Apesar do aguaceiro, o Palmeiras fez o dever de casa na última quarta-feira e saltou para a frente do Cruzeiro no G4, o grupo da Libertadores.
Esta briga, pelo jeito, vai até a última rodada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.