| 15/11/2007 10h24min
A principal aposta do Inter para 2008 desembarcou em Porto Alegre ainda em setembro de 2007. O atacante Nilmar, reforço mais caro da temporada, começou a jogar no fim do Brasileirão, mas ainda está num processo de "reconstrução" física.
Quando ainda estava nas categorias de base, o menino franzino, que chegara aos 16 anos do interior do Paraná, passou por um processo de fortalecimento muscular. Três anos e duas lesões graves depois de deixar o Beira-Rio, Nilmar está de volta. Dois rompimentos de ligamentos no joelho demandaram cirurgias complicadas, feitas pelo médico da Seleção, José Luiz Runco.
Veja o infográfico sobre a carreira de Nilmar
De acordo com Paulo Rabello, diretor médico do Inter, o método usado
foi o do tendão patelar. Um terço do tendão é retirado e colocado
no lugar no ligamento cruzado anterior rompido. As operações nos joelhos direito e esquerdo fizeram o atacante parar por seis e sete meses, respectivamente. Com isso, Nilmar perdeu massa muscular e muito tempo da curta carreira.
– No começo, é pior. Dá um desânimo. Depois, tem que levantar a cabeça e trabalhar – diz Nilmar.
O trabalho a que o jogador se refere inclui fisioterapia para corrigir o "déficit muscular e gestual" causado pela longa parada. Ou seja, ele precisou recuperar a coordenação nos movimentos rápidos do futebol. Além disso, o magrinho Nilmar, que voltou com menos peso e massa muscular do que quando saiu do clube pela primeira vez, precisa ter muito cuidado com a alimentação. Ao contrário da maioria das pessoas, luta para não emagrecer. Quase tudo que come é supervisionado por profissionais do Inter.
Médico Paulo Rabello explica como foi a reconstrução do ligamento de Nilmar
Foto:
Amauri Knevitz Jr.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.