| 14/11/2007 17h29min
Após a derrota para a Itália, o Brasil volta à quadra nesta quinta, à 1h35min (horário de Brasília), no Ginásio Nippon Gaishi Hall, em Nagoya, diante da Sérvia, pela Copa do Mundo Feminina de Vôlei. A seleção, que ocupa a terceira posição na tabela com 16 pontos, precisa da vitória diante das européias e das japonesas, adversárias de sexta, para seguir viva na busca por uma das três vagas à Olimpíada de Pequim.
A atuação desta quarta incomodou o técnico José Roberto Guimarães, que se disse envergonhado depois da partida contra a Itália:
– O Brasil não apresentou nenhum tipo de resistência. Por outro lado, temos de reconhecer a grande atuação da Itália. Peço desculpas pela apresentação da equipe, que foi uma vergonha. Agora vamos seguir na luta pela vaga olímpica. Se analisarmos os números do jogo, veremos que fomos mal em todos os fundamentos. Especialmente no passe, já que jogamos pouco com as primeiras bolas – salientou.
Já a líbero Fabi lamentou a derrota, mas destacou que o importante é manter o foco na vaga olímpica:
– Começamos a cometer erros bobos durante a partida. Isso não aconteceu nos jogos anteriores. A Itália tem um estilo parecido com o nosso e esteve taticamente muito bem. Além disso, bloqueou e defendeu com eficiência, o que motiva qualquer time. Numa competição como a Copa do Mundo, não temos tempo para lamentar. Nosso principal objetivo aqui é a conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim e vamos buscá-la a todo custo – comentou.
O Brasil também já foi batido pelos Estados Unidos na competição.
Na Copa do Mundo, as 12 seleções jogam entre si em turno único. O sistema é de pontos corridos, ou seja, a que somar o maior número de vitórias será a campeã. As três equipes mais bem posicionadas garantirão vaga para os Jogos Olímpicos.
Caso duas ou mais equipes somem o mesmo número de vitórias, o primeiro critério de desempate será o ponto average (divisão dos pontos marcados pelos pontos sofridos). Se mesmo assim persistir o empate, o segundo critério será o set average (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos).
Mesmo que não fique entre os três primeiros colocados na Copa do Mundo, a torcida do Brasil não precisa se preocupar. Além da seletiva continental, em 2008, o time de José Roberto Guimarães terá nova chance com o Pré-Olímpico Mundial, em junho do ano que vem.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.