| 13/11/2007 12h40min
O número 2 do mundo, espanhol Rafael Nadal, perdeu hoje para o compatriota David Ferrer na Masters Cup de Xangai – torneio que reúne os oito melhores colocados do ranking da ATP. A vitória de Ferrer foi por 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 6/3) e o coloca em boas condições para chegar à semifinal da competição.
O resultado positivo deixou Ferrer a um set das semifinais em Xangai. Líder absoluto do grupo dourado, ele possui duas vitórias e saldo de três sets. Para confirmar o avanço inédito à próxima etapa, o espanhol não precisa sequer bater o francês Richard Gasquet na quinta-feira, basta apenas conseguir vencer uma parcial.
Nadal, apesar da derrota e da terceira colocação na chave, não aparece em situação desesperadora na chave. Para ir às semifinais, ele precisa vencer o sérvio Novak Djokovic, número três do mundo, mas que não possui mais chances matemáticas de brigar pela vaga, e torcer por um tropeço de Gasquet contra Ferrer.
Apesar de continuar atrás de Nadal nos confrontos diretos, Ferrer chegou à sua segunda vitória consecutiva sobre o compatriota. Os dois tenistas haviam se encontrado pela última vez nas oitavas-de-final do Aberto dos Estados Unidos, em agosto, e a zebra eliminou o segundo cabeça-de-chave também de virada, mas por 3 sets a 1 e com parciais de 6/7 (3-7), 6/4, 7/6 (7-4) e 6/2.
A vitória de Ferrer nesta terça marcou o quarto resultado inusitado em três dias de competição na Masters Cup, que era esperada para ser dominada pelo suíço Roger Federer, pelo espanhol Rafael Nadal e pelo sérvio Novak Djokovic, os três melhores do mundo.
No entanto, já no domingo, o espanhol sexto do mundo havia dado uma mostra de que poderia surpreender ao aplicar um duplo 6/4 sobre Djokovic. Na segunda-feira foi a vez de o número 1 do mundo sentir o sabor amargo da derrota ao sofrer a primeira derrota na carreira para o chileno Fernando Gonzalez depois de dez vitórias seguidas sobre o sul-americano.
Antes de Ferrer superar Nadal na última partida desta terça, Djokovic já havia praticamente dado adeus às chances de classificação da Masters Cup ao ser batido pelo francês Richard Gasquet, oitavo da lista.
Os dois azarões do grupo dourado, aliás, aparecem nas duas primeiras colocações da chave, com grandes chances de classificação. No grupo vermelho, Federer poderá se complicar na busca do seu quarto título da Masters caso não consiga passar pelo russo Nikolay Davydenko nesta quarta.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.