| 13/11/2007 12h19min
Muito próximas da vaga em Pequim-2008, Brasil e Itália se enfrentam na madrugada desta quarta, a partir das 3h05min, em partida decisiva pela Copa do Mundo de Vôlei. Se derrotarem as brasileiras, as italianas, donas da melhor campanha na competição até agora, garantem classificação matemática às Olimpíadas do ano que vem. Já o Brasil precisa da vitória para permanecer com chances de conquistar o título, inédito para o Vôlei feminino brasileiro. Rede Globo e Sportv transmitem o jogo ao vivo
A Copa do Mundo reúne 12 equipes. Todas jogam contra todas em turno único. As três melhores seleções estão automaticamente classificadas para Pequim. Itália e Estados Unidos são únicas invictas, mas as italianas lideram a competição nos critérios de desempate. O Brasil vem em terceiro, com apenas uma derrota na bagagem, justamente para os EUA. As brasileiras garantem vaga nas Olimpíadas se vencerem as italianas na quarta e as sérvias na quinta-feira, na próxima rodada.
O duelo
Sobre o duelo com a Itália, a levantadora Fofão diz que conhece as qualidades das jogadoras adversárias, entre elas a oposto Agüero, cubana naturalizada italiana.
– Assim como o Zé Roberto (que comandou o Scavolini Pesaro no último Campeonato Italiano) e a Walewska, conheço bem o time italiano. Nós duas já jogamos e treinamos ao lado de atletas como Agüero, por exemplo. Poderemos ajudar com informações, já que conhecemos os pontos fracos e fortes delas – afirma Fofão.
Em contrapartida, a capitã brasileira acrescenta que o treinador Massimo Barbolini usará das mesmas armas para tentar deter o Brasil.
– A partida será difícil, pois são, talvez, as seleções que mais bem se conhecem no voleibol mundial. O técnico italiano me conhece bem também. Eles jogarão baseados em estatísticas. Com isso, tenho de tentar fazer um jogo diferente, modificar um pouco, tentar surpreender – diz Fofão.
A meio-de-rede Walewska concorda com a levantadora e acredita que será fundamental o diálogo.
– Podemos trocar muitas informações antes, no vídeo, e durante o jogo. Saber quem pode receber uma determinada bola, decidir as diferentes direções de ataque. Outra contribuição será até no aspecto tático, com relação às escolhas da levantadora durante o fim de cada set. O fato do Zé Roberto ter visto de perto todas as jogadoras adversárias, durante o Campeonato Italiano, é fundamental – explica.
Complemento da rodada
Ainda nesta quarta-feira, os Estados Unidos enfrentam a Sérvia e garantem classificação para Pequim-2008 com uma vitória. Confira os outros jogos: Quênia x Tailândia, República Dominicana x Polônia, Coréia do Sul x Peru e Japão x Cuba.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.