| 27/10/2007 13h30min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a rejeitar hoje a proposta de terceiro mandato, levantada por aliados políticos e cada vez mais forte entre a militância petista. Ele disse ser favorável à alternância do poder e considerou "um atraso" ficar discutindo agora a sucessão de 2010.
— Esse negócio de você achar que tem pessoas imprescindíveis, insubstituíveis, não existe na política. Tá cheio de brasileiros e brasileiras em condições de governar o país — completou.
O movimento pelo terceiro mandato de Lula é liderado pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), seu amigo desde as lutas sindicais do ABC paulista na década de 70. O parlamentar quer a realização de um plebiscito sobre a questão junto com as eleições municipais de 2008. Paralelamente, o deputado Carlos Willian (PTC-MG) está consultando seus colegas sobre a possibilidade de coletar assinaturas para uma emenda constitucional estabelecendo o terceiro mandato.
— Não apóio e não acho
necessária uma proposta dessa — disse o
presidente.
Lula deu essas declarações após participar de uma breve comemoração do seu aniversário de 62 anos, com populares e militantes em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília. Descontraído, trajando camiseta vermelha e calça branca, Lula, que estava acompanhado da primeira dama, dona Marisa Letícia, foi saudado pelos presentes, reunidos sob um toldo improvisado perto do portão de entrada do palácio.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.