| 23/08/2007 08h23min
A seleção brasileira feminina de vôlei foi derrotada, na madrugada desta quinta, no segundo jogo válido pela fase final do Grand Prix, mas segue na luta para conquistar o heptacampeonato (1994, 96, 98, 2004, 05 e 06). Após 1h52min de jogo, no Ningbo Beilun Gymnasium, na cidade chinesa de Ningbo, a equipe verde-amarela perdeu, por 3 sets a 2, para a atual campeã mundial Rússia, com parciais de 25/16, 15/25, 19/25, 25/17 e 15/13.
O time europeu teve as duas maiores pontuadoras da partida: as ponteiras Gamova, de 2,02m de altura, e Godina, de 1,92m, que conseguiram 19 e 15 acertos, respectivamente. No lado brasileiro, as bolas foram bem distribuídas, principalmente, para a meio-de-rede Fabiana (14 pontos), a oposto Sheilla (13) e a ponteira Paula (12).
Agora, o Brasil precisa vencer os três desafios restantes para continuar na briga pelo título. Após a realização das duas rodadas, a Holanda é a única das seis equipes com 100% de aproveitamento, pois derrotou a China e a Itália. Quem conseguir o maior número de vitórias nesta fase será o campeão, sendo que o ponto average (divisão dos pontos marcados pelos pontos sofridos) é o primeiro critério de desempate.
Após o jogo contra o Rússia, Zé Roberto reconheceu que a performance das equipes foi abaixo do esperado.
– Foi um jogo de muitos altos e baixos. Os times tiveram uma quantidade de erros acima do normal. O Brasil, desta vez, não recebeu tão bem os saques do adversário, ou seja, não manteve o padrão dos jogos anteriores. Como o nosso passe foi irregular, tivemos dificuldades diante do bloqueio alto e pesado da Rússia – afirma.
No bloqueio, a Rússia conseguiu 18 acertos e o Brasil, 9. Neste fundamento, a meio-de-rede Fabiana foi o destaque da partida, sendo responsável por 6 pontos para a equipe verde-amarela (média de 1,20 por set). Sobre o jogo, ela lamentou os erros cometidos pelo time, tanto no ataque quanto na defesa.
– Logicamente, não foi o resultado que esperávamos. Cometemos muitos erros em ataques para fora. Também não fomos tão bem na defesa e bobeamos em algumas bolas fáceis. Isso não pode acontecer, já que toda partida é como se fosse uma final. Agora, é preciso erguer a cabeça, pois temos chances de ser campeãs – diz Fabiana.
Com o resultado, a Rússia agora soma 38 vitórias sobre o Brasil em 63 confrontos na história, incluindo os jogos da antiga URSS. No total, foram 25 vitórias brasileiras. As russas ganharam 139 sets, enquanto as brasileiras, 111. O primeiro confronto entre as duas seleções foi em 1960, quando as russas superaram o Brasil por 3 sets a 1, no Mundial no Rio de Janeiro.
As brasileiras voltam à quadra na madrugada desta sexta, às 2h30min (de Brasília) para enfrentar a Holanda. No sábado, a equipe comandada por José Roberto Guimarães terá pela frente, a Itália. No domingo, a partida que poderá garantir o heptacampeonato ao Brasil será contra a anfitriã China.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.