| 02/08/2007 22h26min
O Grêmio perdeu para o Figueirense por 1 a 0 na noite desta quinta no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O jogo teve um final de primeiro tempo tumultuado, com as expulsões de Ruy, do time catarinense, e do gremista Anderson Pico. O Tricolor segurava um empate sem gols até os 40 da etapa final, quando o atacante Peter anotou o único gol da noite.
Com o resultado, o time perdeu a chance de figurar entre os quatro melhores do Brasileirão, e ficou em quinto, com 25 pontos. O Figueira subiu para 11º, com 22.
O Tricolor começou marcando forte, sob pressão. Enquanto os catarinenses tinham dificuldades em avançar, o Grêmio assustava apostando na velocidade de Carlos Eduardo e no oportunismo de Douglas. Nervosos, os jogadores adversários erravam passes e proporcionavam novas investidas tricolores.
No entanto, a partir dos 15 minutos, o time da casa passou a crescer no jogo. O zagueiro Pereira era envolvido pelo meia Jean Carlos. Junto com o lateral Ruy, ele levou os gremistas ao desespero construindo, no mínimo, quatro jogadas de perigo. A melhor delas foi desperdiçada pelo próprio Ruy, aos 30. Ele recebeu na entrada da área e, de frente para Saja, chutou para fora. O Tricolor passou a explorar os contra-ataques e também assustou, sobretudo em jogadas individuais de Carlos Eduardo.
Aos 34, o lateral-esquerdo Anderson Pico levou amarelo por prender a bola, retardando uma reposição para o Figueirense. Ruy se irritou e agrediu o gremista, que vinha atuando bem e aparecendo para apoiar. Cartão vermelho para o jogador do Figueirense.
A torcida catarinense protestou muito, e passou a visar Anderson, vaiando a cada vez que ele tocava a bola. Inexperiente, Anderson acabou sentindo a pressão. Três minutos depois, ele não gostou de uma decisão do árbitro Cleber Abade e chutou a bola para longe. Também foi expulso.
Depois dos dois lances, o Figueirense seguiu atacando o Grêmio, que buscava os contra-ataques. No entanto, nenhum dos dois times conseguiu inaugurar o marcador antes do intervalo.
Com vinte jogadores em campo, o gramado parecia menor na etapa final. O Grêmio melhorava o aproveitamento nos contra-ataques. O meia Tcheco criava jogadas explorando a velocidade de Diego Souza e Carlos Eduardo. O Figueirense, que atacava bastante, acabou se intimidando com as investidas gaúchas, e também passou a explorar os contragolpes. Em um deles, aos 23, André Santos apareceu sozinho na entrada da área e mandou a bola na trave do goleiro Saja. Dez minutos depois, Diego Souza fez bela jogada individual na área adversária, mas chutou para fora.
O técnico Mano Menezes sacou Tcheco para promover a entrada de Ramon. Depois, colocou Kelly no lugar de Carlos Eduardo. Desentrosado, o time passou a errar mais e dar mais chances ao Figueirense. Aos 40, o atacante Peter não desperdiçou a chance. Após um chute de Felipe Santana, a zaga gremista falhou e o atacante tocou para o gol, decretando o placar do jogo.
Felipe Truda
felipe.truda@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.