| 04/07/2007 15h32min
Com a conquista do título do Grand Slam de Stavanger, Noruega, no último domingo, Márcio e Fábio Luiz igualaram-se a Ricardo e Emanuel na liderança do Ranking do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As duplas somam agora 2.980 pontos cada e comandam a corrida rumo às duas vagas brasileiras nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Em sete etapas, ambas venceram um grand slam e um aberto.
A nova classificação, divulgada nesta semana pela Federação Internacional de Vôlei, inclui mais duas equipes do Brasil entre as 10 melhores. Franco e Pedro Cunha, vice-campeões no Bahrein, Portugal e França, aparecem na quinta posição com 2.260 pontos. O veterano Franco, de 40 anos, e seu parceiro Pedro Cunha, 24, não participaram dos abertos da Croácia e Itália.
Pedro Solberg e Harley, dupla formada nesta temporada e que surpreendeu ao estrear com o título em Xangai (China), caíram para o 9º lugar com 2.020. Depois de pontear a classificação após as duas primeiras etapas, Pedro Solberg e Harley foram prejudicados pela eliminação nas fases preliminares em Paris e Stavanger, dois grand slam que oferecem premiação e pontuação superiores à dos abertos. Nesta quinta, eles começam a luta pelo título no grupo de elite em Montreal ao lado de Ricardo-Emanuel e Bruno-Benjamin.
O regulamento do circuito mundial determina o descarte dos quatro piores resultados das 18 etapas. Vice-campeões em 2005 e 2006 e atuais campeões do mundo, título conquistado há dois anos em Berlim e que defenderão no mês que vem em Gstaad (Suíça), Márcio e Fábio Luiz certamente eliminarão o 17º lugar no Bahrein e na Croácia, menor classificação da equipe em três temporadas. Da mesma forma, Ricardo e Emanuel riscarão o 25º lugar na Noruega, igualmente o ponto mais baixo dos tetracampeões do circuito mundial desde que passaram a atuar juntos em 2002.
Entre as mulheres, cujo calendário é composto de uma etapa a menos que o dos homens, as chinesas Tian Jia e Wang Fei chegaram aos 3.780 pontos e mantiveram a ponta da tabela. Em números absolutos, devem ampliar a vantagem sobre as segundas colocadas, Juliana e Larissa, que abriram mão do Aberto da China e também preferiram não participar do Aberto do Canadá nesta semana em Montreal. Renata e Talita, quarta colocadas com 2.580, e Ana Paula-Leila, sextas com 1.880, são as demais brasileiras do Top 10. Adriana Behar e Shelda surgem em seguida, na 11ª posição e com 1.360, enquanto Maria Clara e Carolina estão em 18º, com 1.240.
Representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, as bicampeãs Juliana e Larissa são favoritas a uma das duas vagas às Olimpíadas da China. A outra deverá ser intensamente disputada pelas demais brasileiras, já que serão levados em consideração apenas os oito melhores resultados no período compreendido entre o início do circuito mundial de 2007 e o dia 20 de julho de 2008.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.