| 06/02/2007 18h01min
O vice presidente da Fifa, o escocês David Will, afirmou nesta terça que os estádios da África do Sul estarão prontos dentro do prazo para a realização da Copa do Mundo de 2010.
– As pessoas acreditam que é suficiente terminar os estádios um dia antes da primeira partida, mas é preciso um período de pelo menos sete meses antes para prepará-los – afirmou o dirigente.
O representante da Fifa fez suas declarações em entrevista coletiva realizada após reunião da entidade com o comitê organizador sul-africano. Esses encontros servem para apresentar eventuais problemas existentes e solucioná-los.
– Trabalhamos muito, com resultados muito positivos – apontou.
De acordo com o secretário geral da Fifa, o suíço Urs Linsi, o prazo para a entrega dos cinco novos estádios se esgota no dia 31 de outubro de 2009. O dirigente disse estar impressionado com o progresso das obras, mas fez algumas críticas aos organizadores.
– É preciso trabalhar muito e se comprometer, porque há grandes desafios e o país pode superá-los – disse Linsi.
O presidente do comitê organizador sul-africano, Irvin Khoza, rebateu às criticas do suíço e garantiu que os cinco novos estádios serão entregues dentro do prazo.
– Foram feitos grandes progressos na construção dos cinco estádios. Além disso, esta previsto que as melhoras dos estádios já existentes comecem a partir de julho – disse Khoza.
A organização da Copa do Mundo de 2010 fará um visita de inspenção entre os dias 19 a 24 de fevereiro para verificar o andamento das obras nas cidades de Johanesburgo, Pretória, Polokwane, Rustenburg e Bloemfontein.
Em Johanesburgo, sede principal da competição e palco das cerimônias de abertura e encerramento do Mundial, uma das obras em vista é a expansão do Estádio FNB, que aumentará sua capacidade de 70 para 94 mil espectadores.
Estas obras terão um custo de 1,5 bilhão de rands (cerca de € 162 milhões) e, segundo fontes da prefeitura da cidade, serão concluídas sete meses antes do previsto, em março de 2009.
Apesar do otimismo da organização, os sul-africanos estão céticos. Há três semanas, uma pesquisa do jornal de maior tiragem de Johanesburgo, o The Star, mostrava que sete em cada 10 habitantes da cidade acham que a África do Sul não estará pronta a tempo para sediar o torneio, em julho de 2010.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.