| 26/01/2007 08h59min
O atacante Ronaldo processou uma empresa farmacêutica chinesa que está utilizando ilegalmente sua imagem num anúncio de televisão desde 2003, que impede o jogador de assinar contratos com outras companhias.
Segundo a Rádio Internacional da China, Ronaldo demorou tanto tempo para abrir a queixa porque não sabia que era o astro de um anúncio de pastilhas para a tosse da empresa Guangxi Golden Throat Group. Só foi informado quando foi procurado por outra empresa.
A concorrente da Guangxi exigiu que o atacante, para assinar o contrato, rompesse sua relação com a empresa. Só então ele descobriu a fraude.
– A Guangxi tem um contrato com Ronaldo – informaram fontes da companhia, que, segundo a imprensa local, pode ter causado ao goleador um prejuízo de US$ 10 milhões em potenciais contratos de cessão de imagem.
Segundo a Rádio Internacional da China, o anúncio com Ronaldo é freqüentemente transmitido na televisão chinesa, inclusive na pública. A imagem foi tirada de uma foto pela qual ele cobrou US$ 300 mil quando esteve em Pequim, com o Real Madrid, em 2003. Mas nunca soube para que seria usada a foto.
O pior para o atacante é que sua imagem pública foi afetada. Ele foi incluído numa pesquisa entre os 10 piores modelos de anúncios de televisão. O anúncio mostra em plano fixo um Ronaldo imberbe e sorridente, quase infantil, usando uma camisa amarela com letras chinesas. O público chegou a pensar que havia sido usado um sósia.
Dois advogados chineses já começaram a recolher provas dos prejuízos causados pelo anúncio.
Ídolos do esporte na China têm enfrentado a pirataria freqüentemente, enquanto vêem seus nomes sendo utilizados por diferentes empresas para batizar seus produtos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.