| 09/12/2006 19h10min
Na sua despedida do Campeonato Espanhol antes da participação no Mundial de Clubes da Fifa, que acontece nesta semana no Japão, o Barcelona sofreu para vencer, em casa, a Real Sociedad, penúltimo colocado da tabela, por 1 a 0, com gol do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, aos 15 minutos do segundo tempo.
Agora, o time viaja para o Japão onde enfrenta o vencedor da partida entre Jeonbuk, da Coréia do Sul, e América, do México, nas semifinais do torneio mundial. No campeonato nacional, o time catalão manteve a liderança isolada, sem poder ser alcançado pelo Real Madrid ao final desta 14ª rodada.
O Barcelona começou não tomando conhecimento do adversário e pressionando desde o começo. Mas o time catalão parava sempre nas posições de impedimento do atacante francês Giuly, que insistia em ficar à frente da defesa adversária. Além isso, o Barça teve, em apenas quinze minutos de jogo, dois gols anulados, o primeiro do atacante islandês Gudjohnsen e depois com o meio-campista espanhol Xavi, no rebote de um chute de Ronaldinho Gaúcho.
Com 26 minutos da etapa inicial, a torcida do Internacional ficou um pouco mais animada. O técnico Frank Rijkaard tirou o zagueiro e capitão do Barcelona, Carles Puyol, e colocou Oleguer. Apesar não aparentar ser alguma lesão mais grave e a substituição ter sido apenas uma prevenção contra uma futura lesão, Puyol virou uma preocupação para a participação do time no Mundial de Clubes, principalmente porque seu substituto se mostrou muito instável e mais fraco que o titular.
A partir do 30 minutos, Giuly acertou seu posicionamento na frente e começou a criar as principais chances de gols do time de Barcelona, com bons cruzamentos. Em um deles, o meio-campista brasileiro Ronaldinho Gaúcho acertou uma meia-bicicleta, mas mesmo com toda a plasticidade da jogada, a bola saiu esquerda do goleiro Bravo, que fez ótima partida, praticando boas defesas pelo time da Real Sociedad.
O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro, com o Barcelona pressionando a Real Sociedad e o gol era apenas questão de tempo. Com 15 minutos da etapa complementar, Giuly recebeu na ponta-direita e encontrou Ronaldinho Gaúcho livre no meio da área para tocar de perna esquerda no canto direito do goleiro, que não conseguiu chegar na bola para fazer a defesa.
Mesmo ainda tendo a maior posse de bola, o Barcelona diminuiu o ritmo depois de fazer o gol, mas nem por isso deixou de chegar com perigo ao gol do time visitante. Percebeu-se então que o time do Barça começou a se poupar visando a disputa do Mundial de Clubes. Até o técnico Frank Rijkaard começou a pensar nisso ao tirar de campo o meio-campista Deco e o atacante Gudjohnsen.
No final da partida, o Barcelona começou a repetir os mesmo erros no final da etapa inicial, com muita confusão no sistema defensivo e o time da Real Sociedad chegando com perigo ao gol de Victor Valdez. A situação complicou ainda mais quando o lateral-esquerdo brasileiro Sylvinho foi expulso, deixando o time da casa com um jogador a menos.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.