| 03/12/2006 20h12min
O Grêmio se despediu com derrota do Campeonato Brasileiro de 2006. Com a vaga para a Libertadores assegurada na rodada anterior, o time de Mano Menezes foi até o Estádio Presidente Vargas enfrentar o Fortaleza em busca dos três pontos para terminar a competição na vice-liderança, mas acabou perdendo por 1 a 0, em jogo marcado pelo festival de gols perdidos.
A derrota na capital cearense custou R$ 225 mil aos cofres do clube, valor correspondente à diferença entre a premiação do segundo e do terceiro colocado. Atrás de São Paulo e Inter na tabela, o Grêmio embolsa R$ 900 mil, que serão repartidos entre os jogadores pela conquista da vaga na Libertadores. O time também deixa de ganhar o troféu pela melhor campanha no segundo turno, que acabou ficando com o campeão São Paulo.
– A nossa campanha não pode ser manchada por causa de um jogo – justificou o meia Tcheco ao final do jogo.
A história poderia ter sido diferente se o Grêmio não tivesse perdido tantos gols. Foram pelo menos seis chances claras desperdiçadas. Logo aos quatro minutos, Tcheco recebeu passe de Pedro Júnior na área e chutou por cima do gol de Édson Bastos. Aos 12, Hugo recebeu ótimo lançamento de Sandro e chutou em cima do goleiro. Dois minutos depois, foi a vez de Lucas cabecear por cima do gol.
O Fortaleza, ao contrário, chegou ao gol na primeira oportunidade que teve. Aos 37 minutos, Patrício se atrapalhou e derrubou Barros dentro da área. Rinaldo bateu forte no canto superior direito e fez 1 a 0 para os donos da casa. Com a vantagem no placar, o time cearense recuou e passou a apostar em perigosos contra-ataques, estratégia que adotou até o final da partida.
Insatisfeito com a atuação do time, Mano Menezes voltou para a segunda etapa com Ramon no lugar de Alessandro. O Grêmio continuou pressionando e perdendo gols na mesma proporção. Aos sete minutos, William cabeceou para fora, de dentro da pequena área e sem o goleiro à sua frente. Pedro Júnior perderia outro dois minutos depois, após tabelar com Lucas e sair na cara do gol.
Rafinha e Aloísio entraram nos lugares de Hugo e Pedro Júnior, mas o time não melhorou. Poderia até ter sofrido o segundo gol. Aos 13 minutos, Wendel recebeu livre na área e tentou encobrir Galatto, chutando para fora. Cinco minutos depois foi a vez de Lúcio chutar por cima. Aloísio ainda teve chance de empatar aos 46, mas também não conseguiu estufar as redes depois de driblar o goleiro.
MÁRCIO LUIZ
marcio.luiz@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.