| 12/11/2006 20h08min
Resultado importantíssimo para o Grêmio em Curitiba. O time de Mano Menezes, que voltou à área técnica à beira do campo depois de suspensão, bateu o Atlético-PR dentro da Arena da Baixada, por 3 a 2, na tarde deste domingo. O resultado positivo fora de casa, com muitas emoções, deixou o Tricolor em terceiro lugar e próximo à vaga direta na Libertadores do ano que vem. Os gols do Grêmio foram marcados por Rômulo, Maidana e Ramon. A equipe paranaense assinalou com Marcelo Silva e Dagoberto, de pênalti.
Com a vitória deste domingo, quebrando até o tabu de nunca ter vencido na Arena, o Grêmio vai a 61 pontos na tabela de classificação, mantendo-se a dois pontos de vantagem do Santos, adversário direto na briga por uma vaga na competição continental.
Não deu tempo, no início do primeiro tempo, para o Atlético-PR se impor. Logo aos 4 minutos, o centroavante Rômulo recebeu na frente da área, saiu da marcação e bateu forte. Estava aberto o placar. Rômulo, inclusive, pôs fim a um jejum de cinco rodadas sem comemorar um gol. A equipe comandada por Mano Menezes não teve dificuldades para ter o controle total da partida. Dominou o Atlético-PR, mas não conseguiu ampliar o marcador.
Alessandro, de ótima atuação na rodada passada, teve dificuldades e até acusou falta de entrosamento com as outras duas peças pensantes do meio-campo: Tcheco e Hugo.
Não aumentando o placar, o Grêmio começou a vacilar e dar espaços para o time da casa. Permitiu a pressão e começou a levar contra-ataques. Em uma cobrança de falta de Dagoberto, da esquerda, o volante Marcelo Silva cabeceou para desviar para dentro do gol de Galatto aos 29 minutos. O mesmo volante ainda teria uma outra oportunidade boa no segundo tempo, também no cabeceio.
Na volta para o segundo tempo, Mano Menezes manteve o time. O Grêmio recomeçou o confronto com mais volume e chegou lá. Dessa vez com Maidana, de cabeça, aos 7 minutos. O argentino estava dentro da área pois Hugo havia aproveitado a sobra de uma cobrança de escanteio e mandou de novo a bola para dentro do tumulto. Deu certo e o Tricolor voltou à frente no marcador.
Na bronca, a torcida começou a pegar no pé do time da casa. Cérebro da equipe, Dagoberto mostrou também que tem raça. Tomou a iniciativa e comandou a pressão do Atlético-PR. Incomodou a defesa e assustou Galatto, principalmente com um chute de longa distância. O disparo saiu rasteiro e obrigou o camisa 1 do Grêmio a se esticar no chão para fazer a defesa e ceder o escanteio.
E após uma sucessiva troca de passes dentro da área gremista, a arbitragem assinala pênalti. Ao contrário do que a televisão e as rádios informaram, não foi o empurrão de Tcheco em um adversário o que foi assinalado. Lucas desviou a bola com a mão em um desses cruzamentos. O árbitro Alvaro Azeredo Quelhas também mostrou amarelo ao volante gremista. Dagoberto se apresentou para a cobrança e marcou com categoria, deixando tudo igual novamente aos 29 minutos.
Após o novo empate, Mano colocou em campo Ramon. Antes já havia sacado a referência de ataque, Rômulo, para o ingresso do argentino Herrera. Dessa vez quem saiu do banco com mais sorte foi o meia. Alessandro, que fez uma atuação até certo ponto discreta, recebeu na esquerda e cruzou no meio da área. Ramon estava lá para definir o placar aos 37 do segundo tempo.
Na próxima rodada, o Grêmio vai enfrentar um adversário conhecido e que já está com retorno garantido à Série B: o Santa Cruz. A partida contra o vice-campeão da segunda divisão de 2005 será no próximo sábado, no Estádio Olímpico.
Juliano Schüler
juliano.schuler@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.