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 | 04/11/2006 18h06min

Procon-RS não recebeu reclamações contra empresas aéreas

Perspectiva é que passageiros procurem seus direitos na volta do feriadão

Apesar da grande procura por informações, nenhum passageiro registrou reclamação formal no Serviço de Proteção ao Consumidor do Rio Grande do Sul (Procon-RS) por causa dos atrasos nas viagens aéreas.

– Mesmo que os atrasos sejam em decorrência de uma operação dos controladores de vôo, as empresas aéreas são responsáveis pelos prejuízos causados aos clientes – lembra o coordenador substituto do Procon-RS, Mário C. Sanseverino.

Segundo ele, quando a passagem é comprada, o acordo é firmado entre a empresa e o passageiro, daí a empresa passa ser responsável por qualquer indenização.

– Portanto, alguém deve pagar o prejuízo causado ao consumidor, até mesmo a União através dos seus órgãos responsáveis, conforme o Artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) – disse Sanseverino.

Ele afirmou que o Procon gaúcho mantém uma equipe de prontidão para atender os passageiros “que se sentem perdidos e lesados quanto a seus interesses e direitos”. Diante da reclamação, a entidade vai determinar que tipo de atitude tomar com as companhias aéreas ou o próprio governo, “que parece ser o responsável por todo esse transtorno”.

O coordenador acredita que a partir da segunda, depois da volta para casa, as pessoas que viajaram no feriado vão procurar o Procon para formalizar as reclamações.

– As reclamações podem ir desde uma troca de passagem até um pedido de indenização por conta de transtornos morais como tratamento indigno, falta de alimentação e de hospedagem, e qualquer tipo de perda – informou o coordenador.

AGÊNCIA BRASIL

 
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