| 26/06/2006 21h34min
Enfrentar Gana é novidade para Ronaldinho. Mas jogar contra times da África não é. Os africanos, aliás, foram responsáveis pelo pior momento da carreira do craque. Poucos lembram, mas o jogador do Barcelona não esquece aquele 23 de setembro de 2000, data em que o Brasil foi eliminado dos Jogos Olímpicos de Sydney por Camarões.
Dirigido por Wanderley Luxemburgo, o Brasil iniciou a competição como franco favorito. Havia sido campeão do Pré-Olímpico com folga e com algumas goleadas – como a de 8 a 0 sobre a Colômbia. E tinha no elenco atletas de alto nível. Entre eles, os destaques eram Alex, ex-Palmeiras e hoje na Turquia, e Ronaldinho. Mas a participação foi um fracasso, que resultou na demissão de Luxemburgo.
O desempenho na primeira fase foi sofrível e a classificação para as quartas-de-final foi conquistada no sufoco. Na estréia da Olimpíada, derrota por 3 a 1 para um adversário africano, a África do Sul. Os astros da equipe eram criticados, mas esperava-se que começassem a render nas fases eliminatórias. Não foi o que ocorreu.
Contra Camarões, estava em jogo uma vaga na semifinal. Todos apostavam nos brasileiros. A atuação da seleção de Luxemburgo, porém, foi fraca. Camarões abriu o placar aos 17 minutos, com M’boma. E o Brasil não conseguia furar a defesa rival. No último lance, Ronaldinho, em cobrança de falta, já nos acréscimos, igualou o placar. Parecia a salvação do time.
Com dois jogadores a menos em campo, por expulsão, os africanos tratavam de se defender na prorrogação. Mas, de forma inacreditável, venceram o confronto num contra-ataque. M’bami marcou o gol heróico no tempo extra e tirou os brasileiros da disputa.
Na época, comentava-se que a carreira de Alex e Ronaldinho ficaria marcada por aquela derrota histórica. Passados alguns anos, o jogador gaúcho virou ídolo na Europa, tornou-se astro internacional e ganhou por duas vezes o prêmio de melhor do mundo. Hoje, ninguém lembra que ele estava em campo na tragédia contra Camarões, há seis anos, na Austrália.
Agência EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.