| 26/06/2006 18h04min
A Seleção Brasileira é a única a ter disputado todas as Copas e a ter conquistado cinco títulos. Agora está próxima de se tornar a primeira a atingir a marca de 200 gols na competição. Para isso, precisa fazer apenas dois, nesta terça, em Dortmund, contra Gana. Até agora, desde 1930, no Uruguai, o Brasil marcou 198 vezes em 90 jogos (média de 2,2), mais do que todos os concorrentes.
Coincidentemente ou não, a história mostra que grandes personagens do futebol brasileiro anotaram gols de números redondos, inteiros. Leônidas da Silva, um dos maiores ídolos da história do São Paulo, fez, por exemplo, o 10º do Brasil em Copas. Foi diante da Polônia, na vitória por 6 a 5, na Copa de 1938, em Estrasburgo.
O centésimo ficou por conta de Pelé. O Rei, de cabeça, balançou a rede italiana na final da Copa de 1970, na Cidade do México. A goleada por 4 a 1 garantiu o tricampeonato ao time sul-americano. Agora, um dos favoritos a marcar o 200º gol é Ronaldo. O atacante do Real Madrid fez, curiosamente, os gols de número 180 (contra a Costa Rica, na Copa de 2002) e 190 (na final do mesmo Mundial, diante da Alemanha).
– É sempre bom conseguir mais uma marca, mas o objetivo principal é o título – afirmou Ronaldo.
O Fenômeno começou mal a competição e decepcionou nas duas primeiras rodadas. Mas o bom desempenho contra o Japão lhe devolveu o ânimo e a confiança. O jogador já fala, até, em brigar pela artilharia.
Agência EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.